O conceito de frações e os significados apresentados nos materiais curriculares da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii67243Palabras clave:
Ensino de frações, Análise de sequencias de atividades, Ensino fundamental IIResumen
Este artigo tem como objetivo analisar as sequências de atividades para o ensino de frações no material digital do professor da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo proposto para o 6º ano dos anos finais do ensino fundamental de 2024. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa qualitativa descritiva de cunho documental, uma vez que os materiais do professor foram disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação, a partir do Currículo Paulista. Para essa análise nos apoiamos em Bertoni (2009), Almeida e Ribeiro (2019), entre outros que discutem o conceito de número racional na forma fracionária, juntamente com os seus significados. Como resultado, destacamos as fragilidades encontradas nas sequências de atividades elaboradas que podem dificultar a formalização do conceito de fração parte-todo.
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