O conceito de frações e os significados apresentados nos materiais curriculares da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Autores/as

  • Eli Ferreira dos Santos UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
  • Ana Maria Amorim Passos Universidade Cruzeiro do Sul
  • Suzete Souza Borelli Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii67243

Palabras clave:

Ensino de frações, Análise de sequencias de atividades, Ensino fundamental II

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as sequências de atividades para o ensino de frações no material digital do professor da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo proposto para o 6º ano dos anos finais do ensino fundamental de 2024. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a pesquisa qualitativa descritiva de cunho documental, uma vez que os materiais do professor foram disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação, a partir do Currículo Paulista. Para essa análise nos apoiamos em Bertoni (2009), Almeida e Ribeiro (2019), entre outros que discutem o conceito de número racional na forma fracionária, juntamente com os seus significados. Como resultado, destacamos as fragilidades encontradas nas sequências de atividades elaboradas que podem dificultar a formalização do conceito de fração parte-todo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eli Ferreira dos Santos, UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo - SP. E-mail: erafabruno@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0009-0001-6359-4606.

Ana Maria Amorim Passos, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo - SP. Professora da Secretaria de Educação de Minas Gerais. E-mail: ana.amorim@educacao.mg.gov.br, Orcid: https://orcid.org/0009-0001-3295-8884

Suzete Souza Borelli, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo - SP. Professora de Pós-graduação. E-mail: suzeteborelli@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0738-8162.

Citas

ALMEIDA, A. R; RIBEIRO, M. CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NO TÓPICO DAS FRAÇÕES: DISCUTINDO QUANTIDADES DISCRETAS. Trilhas Pedagógicas, v. 9, n. 11, Ago. 2019, p. 126-143.

ARAUJO, F. C; AGUIAR, J. H. Pensamentos numéricos e geométrico: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental. Iguatu - Ceara, Quipá Editora, 2021, p. 32.

BRASIL. Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final.

Brasília: MEC, 2018.

BEHR, M. J. et al. Racional Number Concepts in Acquisition of Mathematics Concepts and Processes. Lesh, R. e Landau, M. (ed.) New York: Academic Press. 1983

FERREIRA, A. C. Sequência de aulas em probabilidade e estatística: uma abordagem voltada para a vivência dos alunos da EJA. 40 f. (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017.

MAGINA, S.; BEZERRA, F.; SPINILLO, A. Como desenvolver a compreensão da criança sobre fração? Uma experiência de ensino. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 225, 1 maio 2009.

MONTEIRO, J. C: Sequência Didática Como Instrumento De Promoção Da Aprendizagem Significativa. Revista Eletrônica DECT, Vitória (ES), v. 9, n. 01, p. 292-305, 2019.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista. São Paulo: SEDUC, 2019.

Scheffer, N. F; Powell, A. B: Frações Na Educação Básica: O Que Revelam As Pesquisas Publicadas No Brasil De 2013 A 2019. RPEM, Campo Mourão, Paraná, Brasil, v. 09, n. 20, p. 08 a 37, nov.-dez. de 2020.

SILVA, M. R: Uma sequência de atividades de letramento probabilístico em uma abordagem pelo Modelo Teórico dos Campos Semânticos. 174 f. (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal Juiz de Fora. Juiz de Fora - MG. 2020

Publicado

2024-11-09

Cómo citar

Santos, E. F. dos, Passos, A. M. A., & Borelli, S. S. (2024). O conceito de frações e os significados apresentados nos materiais curriculares da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Ensino Da Matemática Em Debate, 11(3), 166–183. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11iii67243

Número

Sección

Artigos