RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO
uma abordagem com materiais didáticos alternativos
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p92-116Mots-clés :
Raciocínio combinatório, Materiais alternativos, Anos iniciaisRésumé
Nossa pesquisa está voltada para a noção de Raciocínio Combinatório que se fundamenta na ideia que os alunos desde os anos iniciais desenvolvem competência e habilidades em resolver problemas relacionados a noções de análise combinatória e não somente no plano cartesiano como é majoritariamente a prática nas escolas do ensino básico. Nosso objetivo foi descrever as ações e narrativas de professores em formação inicial envolvidos em uma oficina cuja temática foi o desenvolvimento de tarefas referentes a Noções de Raciocínio Combinatório utilizando materiais alternativos. A pesquisa é referente a uma das oficinas desenvolvida no projeto Tarefas com materiais didáticos alternativos com abordagem de noções do Raciocínio Combinatório nos Anos Iniciais de Escolarização, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará, com alunos de licenciatura para os anos iniciais no Laboratório de Ensino, pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática da Universidade Federal do Pará, a dinâmica de ações foi centrada na resolução e discussões de 5 tarefas sobre o tema em questão. A intervenção contribuiu para o entendimento de como abordar a noção de Raciocínio Combinatório nos anos iniciais de escolarização, com uso de materiais alternativos como ábaco, material dourado e outros.
Métriques
Références
BATANERO, C., ORTIZ, J. J. Y SERRANO, L. Investigación en didáctica de la probabilidade. UNO, v. 44, p. 7-16, 2007.
BATANERO, C., GODINO, J. D. and NAVARRO-PELAYO, V. The use of implicative and correspondence analysis for assessing pupils’ combinatorial reasoning, In: R. Gras (Ed), Actes du colloquem ethodesd analyses statistiques multidimension nelle sen Didactiquedes Mathematiques. IRMAR, Rennes, p. 245–256. 1996.
BATANERO, NAVARRO-PELAYO, GODINO. Efeito do Modelo Combinatório Implícito no Raciocínio Combinatório em Alunos do Ensino Secundário. Educational Studies in Mathematics, v. 32, p. 181– 199, 1997.
BORBA R. E. S., ROCHA R. C. A., AZEVEDO J. Estudos em Raciocínio Combinatório: Investigações e Práticas de Ensino na Educação Básica. Bolema, Rio Claro (SP), v. 29, n. 53, p. 1348-1368, 2015.
BRASIL, Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1997.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum: versão final. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 18 de setembro. 2019.
FISCHBEIN, E., PAMPU, L.; MINZAT, I. Effect of Age and Instruction on Combinatorial Ability in Children. British Journal of Educational Psychology, v. 40, p. 261–270, 1970.
FISCHBEIN, E. The Intuitive Sources of Probabilistic Thinking in Children. Dordrecht, Holland: Reidel Publishing Company, 1975
GUIMARÃES, F. Sentidos do zero. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
IFRAH, G. Os Números: A história de uma grande invenção. 9 ed. São Paulo: Globo, 1998.
INHELDER, B.; PIAGET, J. De la lógica del niño a la lógica del adolescente. Trad. M. T. Cevasco. Buenos Aires: Paidós (originalmente publicado em 1955). 1972.
KAPUR, J. N. Combinatorial Analysis and School Mathematics. Educational Studies in Mathematics. v. 3, p. 111 - 127, 1970.
MELO L. M. S., SILVA J. F. G., SPINILLO A. G. Os Princípios Invariantes e a Resolução de Problemas de Raciocínio Combinatório. Em Teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana. v. 7, n. 1, 2016.
MORAES, G. M. Organizações didáticas nos livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: o caso da noção de raciocínio combinatório. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
NÓBREGA G. M. M., SPINILLO, A. G. A. Noção de Possível na Probabilidade e na Combinatória em Estudantes do Ensino Fundamental. Em teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 7, n. 1, 2016.
PEREIRA J. F. F., CURI, E. Problemas que Envolvem Relação Entre Dois ou Mais Conjuntos no Âmbito do Raciocínio Combinatório. Em teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 7, n. 1, 2016.
SANTOS J. S. S., MERLINI V. L. Situações-problema Elaboradas Por Professores Dos Anos Iniciais. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 1, p. 021-040, 2018.
PIAGET, J.; INHELDER, B. La genèse de l’idee de hasard chez l’enfant. Presses Universitaires de France, Paris,1951.
SEIFE, Charles. Zero: a biografia de uma idéia perigosa. Lisboa: Gradiva, 2001.
SILVA M. C., PESSOA C. A. S. A Combinatória: Estado da Arte em Anais de Eventos Científicos Nacionais e Internacionais Ocorridos no Brasil de 2009 a 2013. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v.17, n. 4, pp.670-693, 2015.
SPINILLO A. G., SILVA J. F. G. Alternativas para Desenvolver Formas Apropriadas de Resolução de Problemas de Produto Cartesiano. Em teia: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 7, n. 1, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ensino da Matemática em Debate 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.