MODELAGEM MATEMÁTICA

contributos no ensino de função quadrática na educação básica e profissional

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p138-156

Mots-clés :

Ensino de matemática, Sequência didática, Modelagem matemática, Ensino-aprendizagem.

Résumé

Esta pesquisa relata a aplicação de uma sequência didática sobre o conteúdo de função quadrática utilizando o método da modelagem matemática no contexto das metodologias ativas. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma sequência didática baseada nos conceitos de modelagem matemática e avaliar suas contribuições no ensino de função quadrática de uma instituição de ensino especializada em cursos de Educação Profissional e Tecnológica no interior do estado de Goiás. Esta pesquisa é do tipo descritiva de abordagem qualitativa com estudo de caso, onde a avaliação é feita com base nas contribuições da modelagem matemática para o ensino de função quadrática e a pela aceitação desse método proposto. Os resultados revelaram que a modelagem matemática proporcionou aos educandos contextualização do conteúdo a partir de modelos encontrados no cotidiano, favoreceu a fixação do conteúdo de função quadrática, bem como possibilitou a formação de cidadãos críticos e participativos. Foi possível perceber que a modelagem matemática pode ser um método que estimula o estudante a criar, comparar, discutir, perguntar, visualizar e ampliar os conhecimentos. Assim, faz-se necessária a inserção de atividades cooperativas e dinamizadas para a conquista da autonomia e da aprendizagem pelos estudantes.

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Bibliographies de l'auteur

Lorenna Gondim Silva, Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia, Urutaí, Brasil

Cinthia Maria Felicio, Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia, Morrinhos, Brasil

Julio Cesar Ferreira, Instituto Federal Goiano de Educação, Ciência e Tecnologia, Urutaí, Brasil

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Publiée

2021-10-21

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Silva, L. G., Felicio, C. M., & Ferreira, J. C. (2021). MODELAGEM MATEMÁTICA: contributos no ensino de função quadrática na educação básica e profissional. Ensino Da Matemática Em Debate, 8(2), 138–156. https://doi.org/10.23925/2358-4122.2021v8i2p138-156

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