O ensino da Multiplicação nos Anos Iniciais à Luz da História da Matemática
DOI :
https://doi.org/10.23925/2358-4122.73324Mots-clés :
Ensino de Matemática, Três Momentos Pedagógicos, Multiplicação, História da Matemática, InclusãoRésumé
O ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental exige a construção de significados para que os alunos compreendam os cálculos realizados. Nesse processo, a História da Matemática pode ser utilizada como recurso metodológico para evidenciar a construção social e cultural do conhecimento ao longo do tempo. Este trabalho analisa a aplicação de uma oficina sobre multiplicação com alunos do quinto ano de uma escola pública do Centro-Oeste brasileiro. A atividade teve como foco a apresentação de diferentes métodos de multiplicação, incluindo os utilizados por povos egípcios, chineses e russos, bem como recursos de acessibilidade, como o soroban. Para a organização didática da oficina, adotaram-se os Três Momentos Pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento). Os resultados demonstraram que os alunos compreenderam o conceito de multiplicação de forma mais ampla, reconheceram que o conhecimento matemático não é linear e identificaram que diferentes povos desenvolveram estratégias próprias para resolver problemas. Além disso, observou-se que a utilização da História da Matemática favoreceu a motivação, a participação e a reflexão crítica dos estudantes em relação às práticas de ensino tradicionais. A diversidade de métodos apresentados também possibilitou o atendimento a diferentes estilos de aprendizagem e a inclusão de alunos público-alvo da educação especial. Conclui-se que o uso da História da Matemática no ensino da multiplicação pode contribuir para o desenvolvimento conceitual dos alunos, amplia o repertório de estratégias de resolução de problemas e promove um ensino mais inclusivo e significativo.
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