Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática: Uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.2024v11i263654Palavras-chave:
Desenvolvimento, Objetos de aprendizagem, MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta uma revisão sistemática de literatura que tem como objetivo compreender como estão sendo desenvolvidos e aplicados objetos de aprendizagem (OA) no ensino de matemática. Inicialmente, foram identificados 658 textos nas bases de dados Portal Periódico da CAPES, Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), ERIC, ScienceDirect, Web of Science e IEEE Xplore. Após aplicar os critérios de exclusão e inclusão, foram selecionados 15 artigos. De modo geral, as pesquisas tiveram vários perfis de alunos (anos iniciais, ensino fundamental e médio), de diferentes tipos de OA e áreas da matemática. Em algumas pesquisas, a participação do aluno foi opinando sobre a usabilidade da ferramenta, em outras se deu de forma qualitativa, sendo observado pelo pesquisador em termos de comportamento ao interagir com a ferramenta e, em outros casos, participando de avaliações para verificar se houve uma melhor aprendizagem do conteúdo. Algumas lacunas puderam ser identificadas no processo de desenvolvimento de OA para o ensino de matemática, principalmente no que se refere à inclusão de uma abordagem pedagógica na sua elaboração, bem como na realização de verificações efetivas de aprendizagem na prática real escolar.
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