Resolução de problemas como recurso metodológico para o ensino da multiplicação combinatória no 6º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2358-4122.66171Palavras-chave:
Resolução de problemas, Educação Matemática., MultiplicaçãoResumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública no município de Pedro Osório, RS. Esta teve como objetivo analisar as contribuições da metodologia de resolução de problemas para o ensino de situação de multiplicação combinatória. Os referenciais teóricos utilizados foram a metodologia da resolução de problemas de George Polya (1967) e os estudos da Professora Lourdes de la Rosa Onuchic (1999). A metodologia empregada foi a pesquisa-ação, a qual se desenvolveu no total de cinco encontros com a turma. Os principais instrumentos para coleta de dados foram protocolo inicial e protocolo final, complementados por análise documental, diário de campo, fotografias e filmagens. Os procedimentos de análise foram a tabulação de duas categorias; análise dos protocolos e análise das etapas de resolução de problemas. Os resultados apontam um desempenho significativo no protocolo final, sendo constatado que os dados apontaram após a intervenção um crescimento nas estratégias de aprendizagens e nas habilidades do ensino matemático.
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R. Ensinando Matemática na Sala de Aula através da Resolução de Problemas.Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, Ano XXXIII, n.55, jul./dez. 2009.p.139.
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC. Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p.19.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Editora Persona: Lisboa, 1977.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, SariKnopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.p.152.
CHACÓN, I. M. G. (2003) Matemática emocional: os afetos na aprendizagem de matemática. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed.
DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12. ed. São Paulo: Atica, 1998.
ELLIOT, John. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERARDI, Corinta Maria Crisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor (a)- pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras, 1997.
LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: Bauer MW. Gaskell G, editores. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis (RJ):Vozes; 2002.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.p.45.
ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
ONUCHIC, L. R.Resolução de Problemas: Teoria e Prática. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
PINHEIRO, E.M.; KAKEHASHI, T.Y.; ANGELO, M. O uso de filmagem em pesquisas qualitativas. In: Rev Latino-amEnfermagem, set.-out. 2005; vol.13.
PÓLYA, G. How to solve it: A new aspect of mathematical method. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1945.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
PONTE, J. P. Gestão curricular em Matemática. In: GTI (Ed.). O professor e o desenvolvimento curricular. Lisboa: APM, 2005.
POZO, J.I. A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SILVA, Isa Monteiro. O professor como mediador. Cadernos de Pedagogia Social, n. 1, p. 117-123, 2007.
SOARES, M. T. C.; PINTO, N. B. Metodologia da Resolução de Problemas. 33ª reunião Anual da Anped, GT 19. 2001.
TUTTMAN, M. T. Avaliação Educacional. Retratos Da Escola. V. 7, nº 12, p. 101–108, 2013. https://doi.org/10.22420/rde.v7i12.264
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ensino da Matemática em Debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


