Uma análise do Canva no processo de ensino-aprendizagem de matemática

Autores

  • Elvis Gomes Marques Filho Universidade Estadual do Piauí https://orcid.org/0000-0003-2681-6094
  • Carlos Celso Frazão Saraiva Junior Universidade Federal do Maranhão
  • Hildeanderson de Melo Sousa Instituto Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.23925/2358-4122.68657

Palavras-chave:

Canva, Ensino de matemática, TDICs, Educação Básica

Resumo

Este estudo investigou as potencialidades do Canva como ferramenta para o ensino da matemática no ensino fundamental. A pesquisa, de caráter bibliográfico, analisou artigos científicos, livros e documentos que abordam o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, com enfoque no Canva. Observou-se que a plataforma oferece recursos visuais e interativos que podem auxiliar na compreensão de conceitos matemáticos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais engajador e significativo. A criação de materiais didáticos personalizados, como jogos, infográficos e apresentações, permite a adaptação do conteúdo às necessidades dos alunos e aos diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, constatou-se que o Canva pode contribuir para a interação dos alunos com o conteúdo, o desenvolvimento da sua autonomia e a construção do conhecimento de forma colaborativa. No entanto, a integração da ferramenta às práticas pedagógicas exige planejamento, formação adequada dos professores e uma mudança na cultura escolar que valorize o uso das tecnologias digitais na educação.

Biografia do Autor

Elvis Gomes Marques Filho, Universidade Estadual do Piauí

Mestre (UFMS) e Doutorando (UFPA) em Direitos Humanos. Professor efetivo da UESPI.

Carlos Celso Frazão Saraiva Junior, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências Biologicas (UFMA). Especialista em Tecnologias da Educação e Ensino a Distância (LABORO).

Hildeanderson de Melo Sousa, Instituto Federal do Maranhão

Especializando em Informática na Educação (IFMA).

Referências

ARCAVI, Abraham. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, Berlim, v. 52, n. 3, p. 215-241, 2003.

BORBA, Marcelo de Carvalho; VILLARREAL, Mónica E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.

CANVA. Canva, 2024. Página inicial. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 05 out. 2024.

CARVALHO, Elaine de Farias Giffoni de; SILVA, Thales Geovane Rodrigues; SCIPÃO, Lara Ronise de Negreiros Pinto; ALMEIDA NETO, Carlos Alves de; ANDRADE, Wendel Melo; OLIVEIRA NETO, João Evangelista de; FERREIRA, Arnaldo Dias; SANTOS, Maria José Costa dos. As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, p. 3153-3169, jan. 2021.

COSTA, Cecília; CABRITA, Isabel; MARTINS, Fernando Manuel Lourenço; OLIVEIRA, Rui; LOPES, J. Bernardino. Qual o papel dos artefatos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? Matemática com Vida, Lisboa, 2021.

COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. A integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação ao ensino de matemática: desafio constante no cotidiano escolar do professor. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 16, p. 95-112, 2015.

CORRÊA, João Nazareno Pantoja; BRANDEMBERG, João Cláudio. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza, v. 8, n. 22, p. 34-54, 2021.

DANYLYK, Oksana. Alfabetização matemática: um desafio. Educação Matemática em Revista, São Paulo, n. 1, p. 1-5, 1988.

GALVÃO, Giovane. Aplicação de ferramentas tecnológicas no ensino da matemática. Revista Aproximação, Guarapuava, v. 4, n. 8, p. 105-107, jan./jun. 2022

MOTTA, Marcelo Souza. Formação inicial do professor de matemática no contexto das tecnologias digitais. Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 102, p. 170-204, maio/ago. 2017

NACARATO, Adair Mendes. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

RIBEIRO, Elisângela Soares; SANT’ANA, Irani Parolin; SANT’ANA, Claudinei de Camargo. Desafios do ensino de matemática com tecnologias digitais nos anos iniciais. Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021.

SANTOS, Reinaldo Silva dos. O uso de tecnologias digitais no ensino da matemática. Revista Contemporânea, Caruaru, v. 3, n. 12, p. 31490-31507, 2023.

SARAIVA JÚNIOR, Carlos Celso Frazão; LEMOS, Renata Araujo; VALLE, Mariana Guelero do. Representações gráficas sobre botânica em livros didáticos de biologia. Imagens da Educação, Maringá, v. 10, n. 3, p. 47-63, set./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.47529. Acesso em: 05 out. 2024.

SCHERER, Suely; BRITO, Gláucia da Silva. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e76252, 2020.

SLAVIERO, Thaís Betina; DÍAZ-URDANETA, Stephanie Chiquinquira; ELIAS, Ana Paula de Andrade Janz. A integração das tecnologias digitais ao ensino de matemática: o desenvolvimento do conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo (TPACK). Caderno Intersaberes, Curitiba, v. 12, n. 44, p. 70-83, 2023.

SMOLE, Kátia Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

TEODORO, Renata Aparecida Pereira; OLIVEIRA, Hellen Cristine Prata de. Softwares na promoção de uma aprendizagem interativa da matemática. Revista Multitexto, Ouro Preto, v. 5, n. 2, p. 80-82, 2017.

Downloads

Publicado

2025-12-27

Como Citar

Marques Filho, E. G., Saraiva Junior, C. C. F., & Sousa, H. de M. (2025). Uma análise do Canva no processo de ensino-aprendizagem de matemática . Ensino Da Matemática Em Debate, 12(3), 308–328. https://doi.org/10.23925/2358-4122.68657