PARÂMETROS BALIZADORES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: PESQUISA EM EDUCAÇÃO ALGÉBRICA<br>PARAMETRES QUE GUIDENT LA RECHERCHE EN EDUCATION MATHEMATIQUE AU BRESIL: RECHERCHE EN EDUCATION ALGEBRIQUE
Resumo
Resumo
Esse texto foi escrito com o objetivo de fomentar as discussões do grupo “Educação Algébrica” do “III Fórum de discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil”. Nesse sentido, trazemos algumas questões para refletirmos sobre as pesquisas na atualidade que tratem da álgebra escolar. Dentre os temas dessa área, decidimos focar em três questões norteadoras, “que ênfase deve ter o ensino de álgebra na educação básica? Pensamento ou linguagem?” “Que álgebra deve estar presente na educação básica?” “Quais as tendências atuais de pesquisas em educação algébrica?”.
Palavras-chaves: educação algébrica; tendências de pesquisa; educação básica.
Résumé
Ce texte a été écrit dans le but de promouvoir des discussions du groupe “Education Algébrique" du "III Forum de discussion: paramètres de la recherche en éducation mathématique au Brésil." En ce sens, nous apportons quelques questions pour réfléchir sur les recherches actuelles qui traitent de l'algèbre à l'école. Parmi les thèmes de ce domaine, nous avons décidé de nous concentrer sur trois questions d'orientation "quel accent devrait avoir l'enseignement de l'algèbre dans l'éducation de base? Pensée ou langage?" "Qulle algèbre doit être présent dans l'éducation de base?” “Quelles sont les tendances actuelles de la recherche en éducation algébrique?".
Mots-clés: éducation algébrique; tendances de recherche; éducation de base.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).