Em busca de compreensões sobre os objetos de aprendizagem na educação matemática por meio de uma revisão sistemática de literatura<br>In search of understanding about learning objects in mathematics education through a systematic literature review

Autores

  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marco Aurélio Kalinke

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p140-170

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Educação Matemática, Revisão Sistemática de Literatura, Tecnologias Digitais.

Resumo

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar um panorama das dissertações, realizadas nos programas stricto sensu brasileiros que versam sobre a utilização de objetos de aprendizagem na educação matemática. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante uma revisão sistemática de literatura (RSL). O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no período de 2013 a 2018. A busca inicial ocorreu no mês de maio de 2020 e, após a aplicação dos protocolos de pesquisa, resultou na identificação de 25 dissertações, que foram organizadas, por meio da leitura flutuante de seus títulos, resumos, palavras-chaves ou capítulos. Os resultados apontam a relevância das pesquisas, destacando as contribuições dos objetos de aprendizagem (AO) nos processos de ensino e aprendizagem e demonstram a possibilidade de construção dos próprios artefatos digitais pelos professores, adequando-os aos seus contextos pedagógicos específicos. Apesar disso, notamos a baixa realização de pesquisas dessa temática, em detrimento de outras relacionadas com o uso das tecnologias na educação matemática e a não existência de uma uniformização dos autores sobre o que se entende por OA. Por fim, destacamos que a metodologia adotada não é rígida, podendo ser remodelada por outros pesquisadores, sendo capaz de apresentar outros portifólios bibliográficos.

Palavras-Chave: Objetos de aprendizagem, Educação matemática, Revisão sistemática de literatura, Tecnologias digitais.

Abstract

The purpose of this article is to present an overview of the research, carried out in the Brazilian stricto sensu programmes that talk about the use of learning objects in mathematics education. The research is qualitative and uses a systematic literature review (SLR) as the inventory procedure. The research landscape was constituted by the works available in the Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Capes Dissertations and Theses Catalogue from 2013 to 2018. The initial search happened in May 2020 and, after applying the research protocols, we identified 25 thesis, which we organised, through skimming through their titles, abstracts, keywords, or chapters. The results point out the relevance of the research, highlighting OA’s contributions to the teaching and learning processes and demonstrating the teachers’ possibility of constructing their own digital artefacts, adapting them to their specific pedagogical contexts. Despite this, we noticed there were few studies on this topic, to the detriment of others about the use of technologies in mathematics education and the lack of authors’ consistency on what is meant by OA. Finally, we emphasise that the methodology adopted is not rigid. It can be remodelled by other researchers and present other bibliographic portfolios.

Keywords: Learning Objects, Mathematical Education, Systematic Literature Review, Digital Technologies

Resumen

El propósito de este artículo es presentar una visión general de las disertaciones, realizadas en los programas stricto sensu brasileños que se ocupan del uso de objetos de aprendizaje en la educación matemática. La investigación es cualitativa y utiliza una revisión sistemática de la literatura (RSL) como procedimiento de inventario. El escenario de investigación estuvo constituido por los trabajos dispuestos en el Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Catálogo de Tesis y Disertaciones de Capes de 2013 a 2018. La búsqueda inicial se dió en mayo de 2020 y luego de la aplicación de los protocolos de investigación, se identificaron 25 disertaciones, que se organizaron a través de la lectura flotante de sus títulos, resúmenes, palabras clave o capítulos. Los resultados señalan la relevancia de la investigación, destacando las contribuciones de los objetos de aprendizaje (OA) en los procesos de enseñanza y aprendizaje y demuestran la posibilidad de que los profesores construyan sus propios artefactos digitales, adaptándolos a sus contextos pedagógicos específicos. A pesar de esto, observamos el bajo nivel de investigación sobre este tema, en detrimento de otros relacionados con el uso de tecnologías en la educación matemática y la falta de uniformidad de los autores sobre lo que se entiende por OA. Finalmente, enfatizamos que la metodología adoptada no es rígida, puede ser remodelada por otros investigadores y presentar otras carteras bibliográficas.

Palabras clave: Objetos de aprendizaje, Educación matemática, Revisión sistemática de literatura, Tecnologías digitales.

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Biografia do Autor

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). Possui interesses de pesquisas relacionadas com: ensino e aprendizagem de Matemática; tecnologias digitais, objetos de aprendizagem, programação intuitiva, aplicativos educacionais móveis, formação de professores de Matemática, tendências em Educação Matemática e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Marco Aurélio Kalinke

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Associado, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Foi diretor de colégios e faculdades e professor de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. Autor/Organizador de diversos livros, entre os quais "Docência: trinta anos de aprendizagem", "A Lousa Digital e outras tecnologias na Educação Matemática", "Educação Matemática: pesquisas e possibilidades", e "Para Não Ser Um Professor do Século Passado". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente com: tecnologia educacional, internet e educação, internet e aprendizagem e formação de professores de Matemática. É membro líder do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.

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Publicado

2021-04-11