Em busca de compreensões sobre os objetos de aprendizagem na educação matemática por meio de uma revisão sistemática de literatura<br>In search of understanding about learning objects in mathematics education through a systematic literature review

Autores/as

  • Marcelo Souza Motta Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Marco Aurélio Kalinke

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p140-170

Palabras clave:

Objetos de Aprendizagem, Educação Matemática, Revisão Sistemática de Literatura, Tecnologias Digitais.

Resumen

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar um panorama das dissertações, realizadas nos programas stricto sensu brasileiros que versam sobre a utilização de objetos de aprendizagem na educação matemática. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante uma revisão sistemática de literatura (RSL). O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no período de 2013 a 2018. A busca inicial ocorreu no mês de maio de 2020 e, após a aplicação dos protocolos de pesquisa, resultou na identificação de 25 dissertações, que foram organizadas, por meio da leitura flutuante de seus títulos, resumos, palavras-chaves ou capítulos. Os resultados apontam a relevância das pesquisas, destacando as contribuições dos objetos de aprendizagem (AO) nos processos de ensino e aprendizagem e demonstram a possibilidade de construção dos próprios artefatos digitais pelos professores, adequando-os aos seus contextos pedagógicos específicos. Apesar disso, notamos a baixa realização de pesquisas dessa temática, em detrimento de outras relacionadas com o uso das tecnologias na educação matemática e a não existência de uma uniformização dos autores sobre o que se entende por OA. Por fim, destacamos que a metodologia adotada não é rígida, podendo ser remodelada por outros pesquisadores, sendo capaz de apresentar outros portifólios bibliográficos.

Palavras-Chave: Objetos de aprendizagem, Educação matemática, Revisão sistemática de literatura, Tecnologias digitais.

Abstract

The purpose of this article is to present an overview of the research, carried out in the Brazilian stricto sensu programmes that talk about the use of learning objects in mathematics education. The research is qualitative and uses a systematic literature review (SLR) as the inventory procedure. The research landscape was constituted by the works available in the Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Capes Dissertations and Theses Catalogue from 2013 to 2018. The initial search happened in May 2020 and, after applying the research protocols, we identified 25 thesis, which we organised, through skimming through their titles, abstracts, keywords, or chapters. The results point out the relevance of the research, highlighting OA’s contributions to the teaching and learning processes and demonstrating the teachers’ possibility of constructing their own digital artefacts, adapting them to their specific pedagogical contexts. Despite this, we noticed there were few studies on this topic, to the detriment of others about the use of technologies in mathematics education and the lack of authors’ consistency on what is meant by OA. Finally, we emphasise that the methodology adopted is not rigid. It can be remodelled by other researchers and present other bibliographic portfolios.

Keywords: Learning Objects, Mathematical Education, Systematic Literature Review, Digital Technologies

Resumen

El propósito de este artículo es presentar una visión general de las disertaciones, realizadas en los programas stricto sensu brasileños que se ocupan del uso de objetos de aprendizaje en la educación matemática. La investigación es cualitativa y utiliza una revisión sistemática de la literatura (RSL) como procedimiento de inventario. El escenario de investigación estuvo constituido por los trabajos dispuestos en el Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Catálogo de Tesis y Disertaciones de Capes de 2013 a 2018. La búsqueda inicial se dió en mayo de 2020 y luego de la aplicación de los protocolos de investigación, se identificaron 25 disertaciones, que se organizaron a través de la lectura flotante de sus títulos, resúmenes, palabras clave o capítulos. Los resultados señalan la relevancia de la investigación, destacando las contribuciones de los objetos de aprendizaje (OA) en los procesos de enseñanza y aprendizaje y demuestran la posibilidad de que los profesores construyan sus propios artefactos digitales, adaptándolos a sus contextos pedagógicos específicos. A pesar de esto, observamos el bajo nivel de investigación sobre este tema, en detrimento de otros relacionados con el uso de tecnologías en la educación matemática y la falta de uniformidad de los autores sobre lo que se entiende por OA. Finalmente, enfatizamos que la metodología adoptada no es rígida, puede ser remodelada por otros investigadores y presentar otras carteras bibliográficas.

Palabras clave: Objetos de aprendizaje, Educación matemática, Revisión sistemática de literatura, Tecnologías digitales.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). Possui interesses de pesquisas relacionadas com: ensino e aprendizagem de Matemática; tecnologias digitais, objetos de aprendizagem, programação intuitiva, aplicativos educacionais móveis, formação de professores de Matemática, tendências em Educação Matemática e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Marco Aurélio Kalinke

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Associado, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Foi diretor de colégios e faculdades e professor de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. Autor/Organizador de diversos livros, entre os quais "Docência: trinta anos de aprendizagem", "A Lousa Digital e outras tecnologias na Educação Matemática", "Educação Matemática: pesquisas e possibilidades", e "Para Não Ser Um Professor do Século Passado". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente com: tecnologia educacional, internet e educação, internet e aprendizagem e formação de professores de Matemática. É membro líder do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.

Citas

Alvarenga, N. T. S. (2016). Objetos de aprendizagem na educação estatística: recursos didáticos no 1o ano do ensino fundamental [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática]. https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/126

Antunes, G. A. (2016) Objeto de aprendizagem para funções exponencial e logarítmica com aplicações no ensino médio e em cursos técnicos [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino]. http://pucmg.br/pos/ensino/index-padrao.php?pagina=5447

Balbino, R. O. (2016). Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014: uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica. [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/44080

Barbosa, G. (2014). Objetos de aprendizagem como recurso educacional digital para educação financeira escolar: análise e avaliação. [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática]. http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Gisele-Barbosa.pdf

Belloni, M. L. Educação a distância. São Paulo: Autores Associados, 1999.

Bernardes, W. C. (2014). Objetos digitais de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades espaciais: um estudo de caso no 6º ano do Ensino Fundamental. [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática]. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/115212

Borba, M. C., & Vilarreal, M. E. (2005). Humans–with–Media and the

Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication

Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization. Bolema, 18 (24). http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10509/6918

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. (2007). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC, SEED.

Cappelin, A. (2015). O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. http://hdl.handle.net/1884/41864

Correa, N. (2013). Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica]. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106892

Dauanny Junior, A. M. (2017). Objeto de aprendizagem para o estudo do conceito de função e seu comportamento com modelos matemáticos no ensino médio e na educação profissional técnica [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino]. http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_Dauanny%20JuniorAM_1.pdf

Derossi, B. (2015). Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra: as estratégias dos alunos na utilização desses recursos. 2015 [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. http://hdl.handle.net/1884/38192

FARIAS, A. P. (2017). O software de programação scratch na formação inicial do professor de matemática por meio da criação de objetos de aprendizagem [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3039/1/LD_PPGMAT_M_Curci%2C%20Airan%20Priscila%20de%20Farias_2017.pdf

Fiorentini, D. (2002). Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 1-17). Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação. http://25reuniao.anped.org.br/encomendados/mapeamentobalancogt19.doc.

Galvão, T. F., & Pereira, M.G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Revista Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184.

Gutierres, S. S. (2004). Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line. Renote, v. 2, p. 1 – 14.

Kalinke, M. A.; & Motta, M.S. (2019). À guisa de apresentações, definições e contextualizações. In: Kaline, M. A.; Motta, M. S. (Orgs). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na educação matemática. Campo Grande: Life Editora, p.7-21.

Kenski, V. M. (2007). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.

Leão, L. A. (2017). Contribuições do uso de um objeto de aprendizagem na aprendizagem significativa dos conceitos de representação por partes, equivalência e comparação de números racionais na forma fracionária [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática].

Lévy, P. (1993). As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34.

Meireles, T. F. (2017). Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de matemática usando o scratch: da elaboração à construção [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. https://hdl.handle.net/1884/56109

Mendes Junior, J. L. (2016). Objeto de aprendizagem hiperligado com materiais manipuláveis para o ensino de geometria espacial para alunos com baixa visão na educação básica [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5999

Mendes, R. M., Souza, V. I., & Caregnato, S. I. (2007). A Propriedade Intelectual na Elaboração de Objetos de Aprendizagem. 2007. https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/548/000502901.pdf?sequence=1

Morete, A. C. (2014). Estudo dos registros de representação semiótica mediados por um objeto de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática]. http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/Dissertacao-ANAGELA-pdf.pdf

Mota, M. M. C. (2019). O uso de objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de Estatística no Ensino Médio [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática]. http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/DISSERTACAO_MARIA_DAS_MERCES.pdf

Motta, M. S., Kalinke, M. A., & Mocrosky, L. F. (2018). Mapeamento das dissertações que versam sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de Física. Revista ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, 3 (3), p. 65-85.

Motta, M. S., Basso, S. T. L., & Kalinke, M. A. (2019). Mapeamento sistemático das pesquisas realizadas nos programas de mestrado profissional que versam sobre a aprendizagem matemática na educação infantil. Revista ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, 4 (3), p. 204-225.

Motta, M.S., & Kalinke, M. A. (2019). Uma proposta metodológica para a produção de objetos de aprendizagem na perspectiva educacional. In: Kalinke, M. A., & Motta, M. S. (Orgs). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na educação matemática. Campo Grande: Life Editora, p. 203-218.

Moura, D. A. S. (2014). Perspectivas no estudo de limite: numa perspectiva figural e conceitual - foco em objetos de aprendizagem [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino].

Nesi, T. L. (2018). Reformulando um objeto de aprendizagem criado no scratch: em busca de melhorias na usabilidade [Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica]. https://bityli.com/dsU4E

Nifoci, R. E. M. (2013). Conhecimentos revelados por professores em um curso de formação continuada para a utilização de objetos de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10970

Oliveira, V. L. P. (2013). Vivenciando objetos de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa: análise das contribuições de uma formação continuada desenvolvida com um grupo de professores de matemática de Ipatinga (MG) [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática] https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3147

Patriarca, F. H. (2016). Contribuições do programa M@tmídias para a integração de tecnologia às aulas de trigonometria no ensino médio [Dissertação (Mestrado em Educação Matemática]. https://repositorio.pgsskroton.com/handle/123456789/21800

Pinto, J. E. (2015). Objeto de aprendizagem para o ensino de números complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino]. http://pucmg.br/pos/ensino/index-padrao.php?pagina=5307

Puhl, C. S. (2016). Números complexos: interação e aprendizagem [Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática]. https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1144

Renaux, C. D. Z. (2017). O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia: algumas possibilidades e potencialidades [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. https://bityli.com/Tjqvq

Sampaio, R. F., & Macini, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa de evidências científicas. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, 11 (1), p. 83-89.

Tavares, R. et al. (2008). Eletromagnetismo: Objetos de aprendizagem e a construção de significados baseados em um ambiente de múltiplas representações. http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/2008SBIERomeroNOA.pdf

Tavares, R. (2010) Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem. http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/trabalhos.htm

Tikhomirov, O. K. (1981). The psychological Consequences of Computarization. In Wertsch, J. V. (Ed.). The Concept of Activity in Soviet Psychology. New York: M. E. Sharpe Inc. p. 256- 278.

Vicentin, F. R. (2017). A lousa digital e a aprendizagem do professor que ensina matemática [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática]. http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/FABIO%20ROBERTO%20VICENTIN.pdf

Wiley, D. A. (2000). Connecting learning objects to instructional design theory:a

definition, a metaphor, and a taxonomy.

http://wesrac.usc.edu/wired/bldg-7_file/wiley.pdf

Zoppo, B. M. (2017). A contribuição do scratch como possibilidade de material didático digital de matemática no ensino fundamental. [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. https://hdl.handle.net/1884/53394

Publicado

2021-04-11

Cómo citar

MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. Em busca de compreensões sobre os objetos de aprendizagem na educação matemática por meio de uma revisão sistemática de literatura&lt;br&gt;In search of understanding about learning objects in mathematics education through a systematic literature review. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 140–170, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i1p140-170. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/49130. Acesso em: 21 nov. 2024.