Em busca de compreensões sobre os objetos de aprendizagem na educação matemática por meio de uma revisão sistemática de literatura<br>In search of understanding about learning objects in mathematics education through a systematic literature review
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i1p140-170Palabras clave:
Objetos de Aprendizagem, Educação Matemática, Revisão Sistemática de Literatura, Tecnologias Digitais.Resumen
ResumoA proposta deste artigo é apresentar um panorama das dissertações, realizadas nos programas stricto sensu brasileiros que versam sobre a utilização de objetos de aprendizagem na educação matemática. A pesquisa é qualitativa e utiliza como procedimento inventariante uma revisão sistemática de literatura (RSL). O cenário da pesquisa foi constituído pelos trabalhos disponibilizados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes no período de 2013 a 2018. A busca inicial ocorreu no mês de maio de 2020 e, após a aplicação dos protocolos de pesquisa, resultou na identificação de 25 dissertações, que foram organizadas, por meio da leitura flutuante de seus títulos, resumos, palavras-chaves ou capítulos. Os resultados apontam a relevância das pesquisas, destacando as contribuições dos objetos de aprendizagem (AO) nos processos de ensino e aprendizagem e demonstram a possibilidade de construção dos próprios artefatos digitais pelos professores, adequando-os aos seus contextos pedagógicos específicos. Apesar disso, notamos a baixa realização de pesquisas dessa temática, em detrimento de outras relacionadas com o uso das tecnologias na educação matemática e a não existência de uma uniformização dos autores sobre o que se entende por OA. Por fim, destacamos que a metodologia adotada não é rígida, podendo ser remodelada por outros pesquisadores, sendo capaz de apresentar outros portifólios bibliográficos.
Palavras-Chave: Objetos de aprendizagem, Educação matemática, Revisão sistemática de literatura, Tecnologias digitais.
AbstractThe purpose of this article is to present an overview of the research, carried out in the Brazilian stricto sensu programmes that talk about the use of learning objects in mathematics education. The research is qualitative and uses a systematic literature review (SLR) as the inventory procedure. The research landscape was constituted by the works available in the Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Capes Dissertations and Theses Catalogue from 2013 to 2018. The initial search happened in May 2020 and, after applying the research protocols, we identified 25 thesis, which we organised, through skimming through their titles, abstracts, keywords, or chapters. The results point out the relevance of the research, highlighting OA’s contributions to the teaching and learning processes and demonstrating the teachers’ possibility of constructing their own digital artefacts, adapting them to their specific pedagogical contexts. Despite this, we noticed there were few studies on this topic, to the detriment of others about the use of technologies in mathematics education and the lack of authors’ consistency on what is meant by OA. Finally, we emphasise that the methodology adopted is not rigid. It can be remodelled by other researchers and present other bibliographic portfolios.
Keywords: Learning Objects, Mathematical Education, Systematic Literature Review, Digital Technologies
Resumen
El propósito de este artículo es presentar una visión general de las disertaciones, realizadas en los programas stricto sensu brasileños que se ocupan del uso de objetos de aprendizaje en la educación matemática. La investigación es cualitativa y utiliza una revisión sistemática de la literatura (RSL) como procedimiento de inventario. El escenario de investigación estuvo constituido por los trabajos dispuestos en el Catálogo de Teses e Dissertações da Capes/Catálogo de Tesis y Disertaciones de Capes de 2013 a 2018. La búsqueda inicial se dió en mayo de 2020 y luego de la aplicación de los protocolos de investigación, se identificaron 25 disertaciones, que se organizaron a través de la lectura flotante de sus títulos, resúmenes, palabras clave o capítulos. Los resultados señalan la relevancia de la investigación, destacando las contribuciones de los objetos de aprendizaje (OA) en los procesos de enseñanza y aprendizaje y demuestran la posibilidad de que los profesores construyan sus propios artefactos digitales, adaptándolos a sus contextos pedagógicos específicos. A pesar de esto, observamos el bajo nivel de investigación sobre este tema, en detrimento de otros relacionados con el uso de tecnologías en la educación matemática y la falta de uniformidad de los autores sobre lo que se entiende por OA. Finalmente, enfatizamos que la metodología adoptada no es rígida, puede ser remodelada por otros investigadores y presentar otras carteras bibliográficas.
Palabras clave: Objetos de aprendizaje, Educación matemática, Revisión sistemática de literatura, Tecnologías digitales.Métricas
Citas
Alvarenga, N. T. S. (2016). Objetos de aprendizagem na educação estatística: recursos didáticos no 1o ano do ensino fundamental [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática]. https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/126
Antunes, G. A. (2016) Objeto de aprendizagem para funções exponencial e logarítmica com aplicações no ensino médio e em cursos técnicos [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino]. http://pucmg.br/pos/ensino/index-padrao.php?pagina=5447
Balbino, R. O. (2016). Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014: uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica. [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/44080
Barbosa, G. (2014). Objetos de aprendizagem como recurso educacional digital para educação financeira escolar: análise e avaliação. [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática]. http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Gisele-Barbosa.pdf
Belloni, M. L. Educação a distância. São Paulo: Autores Associados, 1999.
Bernardes, W. C. (2014). Objetos digitais de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades espaciais: um estudo de caso no 6º ano do Ensino Fundamental. [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática]. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/115212
Borba, M. C., & Vilarreal, M. E. (2005). Humans–with–Media and the
Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication
Technologies, Modeling, Experimentation and Visualization. Bolema, 18 (24). http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10509/6918
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. (2007). Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Organização: Carmem Lúcia Prata, Anna Christina Aun de Azevedo Nascimento. Brasília: MEC, SEED.
Cappelin, A. (2015). O ensino de funções na lousa digital a partir do uso de um objeto de aprendizagem construído com vídeos [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. http://hdl.handle.net/1884/41864
Correa, N. (2013). Estudo das pavimentações do plano utilizando um objeto de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação Cientifica e Tecnológica]. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106892
Dauanny Junior, A. M. (2017). Objeto de aprendizagem para o estudo do conceito de função e seu comportamento com modelos matemáticos no ensino médio e na educação profissional técnica [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino]. http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/EnCiMat_Dauanny%20JuniorAM_1.pdf
Derossi, B. (2015). Objetos de aprendizagem e lousa digital no trabalho com álgebra: as estratégias dos alunos na utilização desses recursos. 2015 [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. http://hdl.handle.net/1884/38192
FARIAS, A. P. (2017). O software de programação scratch na formação inicial do professor de matemática por meio da criação de objetos de aprendizagem [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática]. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/3039/1/LD_PPGMAT_M_Curci%2C%20Airan%20Priscila%20de%20Farias_2017.pdf
Fiorentini, D. (2002). Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 1-17). Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação. http://25reuniao.anped.org.br/encomendados/mapeamentobalancogt19.doc.
Galvão, T. F., & Pereira, M.G. (2014). Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Revista Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184.
Gutierres, S. S. (2004). Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line. Renote, v. 2, p. 1 – 14.
Kalinke, M. A.; & Motta, M.S. (2019). À guisa de apresentações, definições e contextualizações. In: Kaline, M. A.; Motta, M. S. (Orgs). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na educação matemática. Campo Grande: Life Editora, p.7-21.
Kenski, V. M. (2007). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.
Leão, L. A. (2017). Contribuições do uso de um objeto de aprendizagem na aprendizagem significativa dos conceitos de representação por partes, equivalência e comparação de números racionais na forma fracionária [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática].
Lévy, P. (1993). As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: 34.
Meireles, T. F. (2017). Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de matemática usando o scratch: da elaboração à construção [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. https://hdl.handle.net/1884/56109
Mendes Junior, J. L. (2016). Objeto de aprendizagem hiperligado com materiais manipuláveis para o ensino de geometria espacial para alunos com baixa visão na educação básica [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5999
Mendes, R. M., Souza, V. I., & Caregnato, S. I. (2007). A Propriedade Intelectual na Elaboração de Objetos de Aprendizagem. 2007. https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/548/000502901.pdf?sequence=1
Morete, A. C. (2014). Estudo dos registros de representação semiótica mediados por um objeto de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática]. http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/Dissertacao-ANAGELA-pdf.pdf
Mota, M. M. C. (2019). O uso de objetos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de Estatística no Ensino Médio [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática]. http://www.ufjf.br/mestradoedumat/files/2011/05/DISSERTACAO_MARIA_DAS_MERCES.pdf
Motta, M. S., Kalinke, M. A., & Mocrosky, L. F. (2018). Mapeamento das dissertações que versam sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de Física. Revista ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, 3 (3), p. 65-85.
Motta, M. S., Basso, S. T. L., & Kalinke, M. A. (2019). Mapeamento sistemático das pesquisas realizadas nos programas de mestrado profissional que versam sobre a aprendizagem matemática na educação infantil. Revista ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, 4 (3), p. 204-225.
Motta, M.S., & Kalinke, M. A. (2019). Uma proposta metodológica para a produção de objetos de aprendizagem na perspectiva educacional. In: Kalinke, M. A., & Motta, M. S. (Orgs). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na educação matemática. Campo Grande: Life Editora, p. 203-218.
Moura, D. A. S. (2014). Perspectivas no estudo de limite: numa perspectiva figural e conceitual - foco em objetos de aprendizagem [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino].
Nesi, T. L. (2018). Reformulando um objeto de aprendizagem criado no scratch: em busca de melhorias na usabilidade [Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica]. https://bityli.com/dsU4E
Nifoci, R. E. M. (2013). Conhecimentos revelados por professores em um curso de formação continuada para a utilização de objetos de aprendizagem [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10970
Oliveira, V. L. P. (2013). Vivenciando objetos de aprendizagem na perspectiva da aprendizagem significativa: análise das contribuições de uma formação continuada desenvolvida com um grupo de professores de matemática de Ipatinga (MG) [Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática] https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3147
Patriarca, F. H. (2016). Contribuições do programa M@tmídias para a integração de tecnologia às aulas de trigonometria no ensino médio [Dissertação (Mestrado em Educação Matemática]. https://repositorio.pgsskroton.com/handle/123456789/21800
Pinto, J. E. (2015). Objeto de aprendizagem para o ensino de números complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica [Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino]. http://pucmg.br/pos/ensino/index-padrao.php?pagina=5307
Puhl, C. S. (2016). Números complexos: interação e aprendizagem [Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática]. https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1144
Renaux, C. D. Z. (2017). O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia: algumas possibilidades e potencialidades [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. https://bityli.com/Tjqvq
Sampaio, R. F., & Macini, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa de evidências científicas. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, 11 (1), p. 83-89.
Tavares, R. et al. (2008). Eletromagnetismo: Objetos de aprendizagem e a construção de significados baseados em um ambiente de múltiplas representações. http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/2008SBIERomeroNOA.pdf
Tavares, R. (2010) Aprendizagem significativa, codificação dual e objetos de aprendizagem. http://www.fisica.ufpb.br/~romero/port/trabalhos.htm
Tikhomirov, O. K. (1981). The psychological Consequences of Computarization. In Wertsch, J. V. (Ed.). The Concept of Activity in Soviet Psychology. New York: M. E. Sharpe Inc. p. 256- 278.
Vicentin, F. R. (2017). A lousa digital e a aprendizagem do professor que ensina matemática [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática]. http://www.uel.br/pos/mecem/arquivos_pdf/FABIO%20ROBERTO%20VICENTIN.pdf
Wiley, D. A. (2000). Connecting learning objects to instructional design theory:a
definition, a metaphor, and a taxonomy.
http://wesrac.usc.edu/wired/bldg-7_file/wiley.pdf
Zoppo, B. M. (2017). A contribuição do scratch como possibilidade de material didático digital de matemática no ensino fundamental. [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática Instituição de Ensino]. https://hdl.handle.net/1884/53394
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).