Integrando a educação financeira escolar no currículo do ensino fundamental

uma análise das políticas públicas e estratégias pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i1p618-641

Palavras-chave:

Educação financeira escolar, Ensino fundamental, Estratégias pedagógicas, Base nacional comum curricular

Resumo

Este artigo destaca a relevância da Educação Financeira Escolar (EFE) como componente do currículo do Ensino Fundamental (EF), evidenciando sua importância para a formação de indivíduos competentes na gestão de seus recursos financeiros. Por meio da análise das políticas públicas atuais, em particular a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o texto explora a integração dos conceitos de finanças pessoais no currículo escolar e discute estratégias pedagógicas para sua implementação. O artigo é de cunho qualitativo e ilustra a aplicabilidade da EFE na prática, descrevendo a elaboração e execução de atividades pedagógicas da EFE adaptadas aos alunos dos anos iniciais (4º e 5º anos) do Ensino Fundamental. Estas atividades evidenciam a possibilidade de introduzir a EFE de maneira eficaz e significativa desde os primeiros anos da escola. A partir das respostas obtidas, infere-se que os alunos ainda apresentam dificuldades em formular expressões numéricas e interpretar os problemas, indicando áreas que podem precisar de reforço ou de abordagens pedagógicas diferentes. Os resultados dessas atividades e suas contribuições para o entendimento dos estudantes sobre gestão financeira são também discutidos, destacando a eficácia da EFE como uma ferramenta de ensino

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonata Souza dos Santos, Universidade Luterana do Brasil

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação Matemática

Referências

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. (2012). Letramento financeiro. https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2015/letramento_financeiro_portugues_pisa.pdf.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. (2018). Letramento financeiro. https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa/testes-e-questionarios.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2017). Exame Nacional do Ensino Médio. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2017/cad_7_prova_azul_12112017.pdf

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2011). Exame Nacional do Ensino Médio. https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2011/05_AMARELO_GAB.pdf

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília. http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

Brasil. Ministério da Educação. (2019). Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: Proposta de Práticas de Implementação. Brasília. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/guia_pratico_temas_contemporaneos.pdf.

Creswell, J. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso.

Janisch, A. B. L.; Jelinek, K. R. (2020) Explorando a educação financeira no ensino fundamental: um estudo de possibilidades a partir das orientações da BNCC. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 48324-48342. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13478/11296.

Muniz, I. J. (2016). Econs Ou Humanos? Um Estudo Sobre a Tomada de decisão em Ambientes de Educação Financeira Escolar. [Tese de Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_d/IvailMunizJunior.pdf.

OCDE. Directorade for Financial and Enterprice Affairs. (2005). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf.

Olgin; C. A; Groenwald; C. L O. (2018) Educação Financeira no currículo de Matemática do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino Ciência e Tecnologia, v. 11, n.2, p. 368-390. https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8433.

Oliveira, A. A. (2017) Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: como tem ocorrido na sala de aula? [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife]. https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32214/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O%20Anaelize%20dos%20Anjos%20Oliveira.pdf.

Veiga, A. M. (2019). Educação Financeira no Ensino Médio: uma proposta de curso de extensão para os acadêmicos da licenciatura em Matemática. [Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil]. http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/349/344.

Publicado

2024-04-30