Conhecimento matemático para o ensino no contexto da educação inclusiva

uma análise de bifurcações descendentes no ensino de média aritmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p392-417

Palavras-chave:

Conhecimentos docentes, Educação matemática inclusiva, Média aritmética, Didática da matemática

Resumo

O presente estudo analisa um episódio específico de ensino de média aritmética em uma turma do 9º ano, composta por alunos videntes e um aluno cego, em uma escola pública estadual da Paraíba. Utilizando uma abordagem analítica inspirada na estruturação do meio da Teoria das Situações Didáticas, especialmente o conceito de bifurcações didáticas, examina-se como os conhecimentos didáticos do professor se adaptam para atender às necessidades do aluno com deficiência visual. Observa-se que o professor introduz estratégias diferenciadas de acesso ao saber para os alunos, demonstrando sensibilidade ao contexto da sala de aula em que há um aluno com deficiência visual. No entanto, identifica-se que essas adaptações podem resultar em uma desconexão temporária do aluno no objetivo traçado para a classe. As conclusões destacam a importância de uma abordagem analítica centrada na didática no ensino da matemática em contextos inclusivos, que explore os impactos das práticas didáticas nos conhecimentos dos professores.

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Biografia do Autor

Wuallison Firmino dos Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade PROMINAS. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutorando em Ensino pela RENOEN (Rede Nordeste de Ensino) - polo UEPB. Experiência em Doutorado-Sanduíche (PDSE-CAPES) na Université Clermont Auvergne/França. Professor permanente no Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Monteiro. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático, Decisões Didáticas e Educação Matemática Inclusiva voltada para alunos com deficiência visual e surdos.

Marcus Bessa de Menezes, Universidade Federal do Pernambuco

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, com Estágio na Universidad Complutense de Madrid (2015). Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática do Centro de Acadêmica do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva e Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco no Grupo de Fenômenos Didáticos. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Contrato Didático, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático e Educação Inclusão.

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

SANTOS, W. F. dos; MENEZES, M. B. de. Conhecimento matemático para o ensino no contexto da educação inclusiva: uma análise de bifurcações descendentes no ensino de média aritmética. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 392–417, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p392-417. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66660. Acesso em: 17 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis