Conhecimento matemático para o ensino no contexto da educação inclusiva
uma análise de bifurcações descendentes no ensino de média aritmética
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p392-417Palavras-chave:
Conhecimentos docentes, Educação matemática inclusiva, Média aritmética, Didática da matemáticaResumo
O presente estudo analisa um episódio específico de ensino de média aritmética em uma turma do 9º ano, composta por alunos videntes e um aluno cego, em uma escola pública estadual da Paraíba. Utilizando uma abordagem analítica inspirada na estruturação do meio da Teoria das Situações Didáticas, especialmente o conceito de bifurcações didáticas, examina-se como os conhecimentos didáticos do professor se adaptam para atender às necessidades do aluno com deficiência visual. Observa-se que o professor introduz estratégias diferenciadas de acesso ao saber para os alunos, demonstrando sensibilidade ao contexto da sala de aula em que há um aluno com deficiência visual. No entanto, identifica-se que essas adaptações podem resultar em uma desconexão temporária do aluno no objetivo traçado para a classe. As conclusões destacam a importância de uma abordagem analítica centrada na didática no ensino da matemática em contextos inclusivos, que explore os impactos das práticas didáticas nos conhecimentos dos professores.
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