Conhecimento especializado no ensino de função exponencial via resolução de problemas no contexto do PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p276-297

Palavras-chave:

Conhecimento matemático, Conhecimento pedagógico, Sequência de Ensino, Formação docente

Resumo

Este artigo teve o objetivo de identificar e descrever o conhecimento especializado mobilizado no ensino de função exponencial via resolução de problemas de duas pibidianas de matemática. Adotamos uma metodologia de pesquisa qualitativa, seguindo o paradigma interpretativo, que ocorreu no contexto do PIBID, voltado à elaboração e implementação de uma sequência de ensino na abordagem do Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas (EAMvRP), no Ensino Médio. Pautados no Conhecimento Especializado do Professor de Matemática (MTSK), os resultados evidenciam o potencial do EAMvRP como uma abordagem de ensino que, tratada no PIBID na relação teoria e prática, proporcionou o desenvolvimento do MTSK. Concluímos que os conhecimentos especializados construídos pelas duas pibidianas sobre o conteúdo, a organização de ensino e sua vivência em sala de aula podem contribuir para uma prática docente futura mais exitosa.

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Biografia do Autor

Caleb da Silva Araujo Campelo, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

PhD candidate in Education for Science and Mathematics

Marcelo Carlos de Proença, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2025-05-31

Como Citar

CAMPELO, C. da S. A.; PROENÇA, M. C. de. Conhecimento especializado no ensino de função exponencial via resolução de problemas no contexto do PIBID. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 276–297, 2025. DOI: 10.23925/1983-3156.2025v27i2p276-297. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66754. Acesso em: 10 jul. 2025.

Edição

Seção

Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para dis