Abordagens problematizadoras para a mobilização de conhecimentos de professores de matemática
contribuições, limitações e desafios
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i2p165-198Palavras-chave:
Matemática, Ensino, Conhecimentos, Problemas, TarefasResumo
Este artigo apresenta desdobramentos da pesquisa intitulada “Matemática específica do professor que ensina matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio”, realizada por pesquisadoras(es) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem). De 2021 a 2023, esse grupo selecionou artigos acadêmicos de sete periódicos considerados representativos do campo da Educação Matemática nacional. Partimos de um corpus geral constituído por 89 artigos, obtidos em periódicos representativos do campo da Educação Matemática, com o recorte temporal de 2019-2023. Os pesquisadores, organizados em subgrupos, enveredaram para produções temáticas específicas, com base nesse corpus. Para a escrita deste artigo, três pesquisadores buscaram compreender as contribuições, os limites e os desafios da implementação de abordagens problematizadoras para a mobilização e produção de saberes e conhecimentos do professor de Matemática. Para isso, realizaram uma metassíntese de 24 trabalhos que abordavam a temática da problematização no ensino e na formação de professores. A partir dos quatro agrupamentos construídos, dentre os resultados encontrados, destacamos: (i) o número expressivo de trabalhos baseados em tarefas; (ii) o silenciamento de referenciais teóricos clássicos da área de resolução de problemas; (iii) uma multiplicidade significativa de referenciais teóricos nos estudos integrantes do agrupamento Modelagem Matemática; e (iv) a preocupação com o ensino na educação básica nos trabalhos que abordam a utilização de problemas, mesmo sem um referencial sobre a abordagem.
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