Educação Matemática: A articulação de concepções e práticas inclusivas e colaborativas<br>Mathematical Education: Articulation of inclusive and collaborative conceptions and practice
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p254-276Keywords:
Educação Matemática, Práticas Inclusivas, Ensino Colaborativo.Abstract
O artigo aborda o desenvolvimento de pesquisas vinculadas ao Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP. As pesquisas retratadas buscam trazer contribuições sobre a Educação Matemática em uma perspectiva inclusiva. Pautam-se na perspectiva de que uma escola verdadeiramente inclusiva é aquela que valoriza as diferenças e que necessita cada vez mais de um trabalho colaborativo entre os professores. A abordagem metodológica das pesquisas é qualitativa do tipo intervenção. Os resultados foram organizados por pesquisa e evidenciam que a Matemática pode ser mais acessível, inclusiva, contextualizada e interessante a todos os estudantes, desde que se realizem práticas de ensino colaborativas e pautadas em estratégias baseadas em projetos.
This paper approaches sections of three master’s researches related to the Research Group Potentializer Environment for Inclusion (API - Ambientes Potencializadores para a Inclusão) from São Paulo State University (UNESP), Presidente Prudente/SP. Researches portrayed are based on theoretical perspectives based on authors such as Schlünzen, Mantoan, Friend and Cook, Lorenzato and others, who advocate the consolidation of an inclusive school that appreciates differences and seeks collaborative work between teachers. The researches methodological approach is qualitative intervention type, based on authors such as Bogdan and Bicklen and Minayo. Results evidence that the inclusive teaching practice in Mathematics Education is the one that develop collaborative strategies between Special Education teachers and Mathematics teachers, based in problem resolution and project structuring.
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