Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores para o ensino de Estatística<br>State of knowledge of scientific production on teacher education for teaching statistics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p001-021

Keywords:

Estado do Conhecimento, Educação Estatística, Formação docente.

Abstract

Este artigo visa apresentar um Estado do Conhecimento da produção científica sobre formação de professores em edições especiais e de um periódico de Educação Estatística. Na análise de conteúdo dos 17 artigos selecionados, considerou-se duas categorias. Na primeira, que focou na formação inicial do professor de Matemática, emergiram pesquisas acerca do currículo do curso de graduação, das estratégias pedagógicas e de recursos tecnológicos. Já na segunda, em que foi observada a formação continuada do professor que ensina Estatística, surgiram investigações sobre cursos de formação, contextos colaborativos, atividades pedagógicas, percepções docentes e caracterização do perfil destes. Identificou-se um protagonismo de estudos acerca da formação continuada, sobretudo por meio de cursos e práticas colaborativas.

 

This paper aims to present a State of Knowledge of scientific production on teacher education in special editions and a Statistical Education journal. In the content analysis of the 17 selected articles, two categories were considered. In the first, which focused on the initial formation of the Mathematics teacher, researches emerged about the undergraduate curriculum, pedagogical strategies, and technological resources. While in the second, in which the continuous formation of the teacher that teaches Statistics was observed, investigations about formation courses, collaborative contexts, pedagogical activities, teaching perceptions and characterization of these profiles, have also emerged. We identified a leading role in studies about continuing education, especially through courses and collaborative practices.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Karla Priscila Schreiber, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. E-mail: karla.pschreiber@hotmail.com.

Mauren Porciúncula, Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professora associada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

References

AZCÁRATE, P.; CARDEÑOSO, J. M. La Enseñanza de la Estadística a través de Escenarios: implicación en el desarrollo profesional. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 789-810, dez. 2011.

BANSILAL, S. Using an apos framework to understand teachers’ responses to questions on the normal distribution. Statistics Education Research Journal, San Luis Obispo, v. 13, n. 2, p. 42-57, nov. 2014.

BARBOSA, M. T. S.; VELASQUE, L. S.; SILVA, A. S. O Letramento Estatístico na Formação dos Professores: um tutorial metodológico. VIDYA, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 397-408, jul./dez. 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2016.

BATANERO, C. Didáctica de la estadística. Granada: GEEUG, Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, 2001.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BORTOLOSSI, H. J. O Uso do Software gratuito Geogebra no ensino e na aprendizagem de Estatística e Probabilidade. VIDYA, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 429-440, jul./dez. 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da natureza. Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2002.

BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB. 2006.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2018.

CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. Trajetória e Perspectivas da Educação Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. Q. S.; ALMOULOUD, S. A. (Orgs.). Estudos e Reflexões em Educação Estatística. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010, p. 19-44.

COSTA, W. N. G.; PAMPLONA, A. S. Entrecruzando Fronteiras: a Educação Estatística na formação de Professores de Matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 897-911, dez. 2011.

COSTA, A.; NACARATO, A. M. A Estocástica na Formação do Professor de Matemática: percepções de professores e de formadores. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 367-386, ago. 2011.

COUTINHO, C. Q. S.; SILVA, M. J. F.; ALMOULOUD, S. A. Desenvolvimento do Pensamento Estatístico e sua articulação com a mobilização de registros de representação semiótica. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 495-514, dez. 2011.

ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. D. C. T. Comunidades de Prática como contexto para o desenvolvimento profissional docente em Educação Estatística. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 3, p.1291-1317, 2016.

ESTEVAM, E. J. G.; CYRINO, M. C. D. C. T.; OLIVEIRA, H. Desenvolvimento do conhecimento estatístico para ensinar a partir da análise de tarefas em uma comunidade de professores de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 32-51, 2018.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

HOBDEN, S. When Statistical Literacy Really Matters: Understanding Published Information about the HIV/AIDS Epidemic in South Africa. Statistics Education Research Journal, San Luis Obispo, v. 13, n. 2, p. 72-82, nov. 2014.

JUNIOR, A. J. S.; CAMPOS, S. G. V. B. Trabalho de projetos no processo de ensinar e aprender estatística na universidade. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 413-429, dez. 2011.

JUNIOR, A. P. O. Reflexão sobre as Características Sócio-Demográficas, Educacionais, do uso de Tecnologias e das Práticas Docentes de Professores de Estatística no Ensino Superior no Brasil. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 387-412, ago. 2011.

KATAOKA, V. Y.; OLIVEIRA, A. C. S; SOUZA, A. A. D.; RODRIGUES, A.; OLIVEIRA, M. S. A Educação Estatística no ensino fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervenção. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, Col. San Pedro Zacatenco, v. 14, n. 2, p. 233-263, jul. 2011.

LOPES, C. E. Educação Estatística no Curso de Licenciatura em Matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 47, p. 901-915, dez. 2013.

MAGALHÃES, M. N.; MAGALHÃES, M. C. A critical understanding and transformation of an introductory statistics course. Statistics Education Research Journal, San Luis Obispo, v. 13, n. 2, p. 28–41, nov. 2014.

MAGALHÃES, M. Desafios do ensino de Estatística na Licenciatura em Matemática. In: SAMÁ, S. P.; PORCIÚNCULA, M. M. S. (OrgS.). Educação Estatística: Ações e estratégias pedagógicas no Ensino Básico e Superior. Curitiba: CRV, 2015. p. 41-54.

MOROSINI; M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

NORTH, D.; GAL, I.; ZEWOTIR, T. Building capacity for developing statistical literacy in a developing country: Lessons learned from an intervention. Statistics Education Research Journal, San Luis Obispo, v. 13, n. 2, p. 15-27, nov. 2014.

PAMPLONA, A. S.; Carvalho, D. L. C. A Educação Estatística e as Relações de Poder em Comunidades de Prática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 39, p. 351-366, ago. 2011.

PASSOS, C. L. B. ; NACARATO, A. M.; FIORENTINI, D.; MISKULIN, R. G.; GRANDO, R. C.; GAMA, R. P.; MEGID, M. A. B. A.; FREITAS, M. T. M.; MELO, M. V. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise dos estudos brasileiros. Quadrante, Lisboa, v. XV-1e2, p. 193-219, 2006.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set/dez de 2006.

SILVA, M. A. A presença da estatística e da probabilidade no currículo prescrito de cursos de licenciatura em matemática: uma análise do possível descompasso entre as orientações curriculares para a Educação Básica e a formação inicial do professor de Matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 24, n. 40, p. 747-764, dez. 2011.

VERTUAN, R. E.; SILVA, K. A. P. Pensamento Estatístico em uma atividade de modelagem matemática: ressignificando o lançamento de aviões de papel. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 320-334, 2018.

Published

2020-01-31

How to Cite

SCHREIBER, K. P.; PORCIÚNCULA, M. Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores para o ensino de Estatística&lt;br&gt;State of knowledge of scientific production on teacher education for teaching statistics. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i1p001-021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/43723. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos