A pergunta diretriz, objetivos e escolhas metodológicas: socializando as memórias de uma pesquisa em história da matemática<br>The directive question, objectives and methodological choices: socializing the memories of a research in history of mathematics
Abstract
Neste artigo, apresento um recorte de alguns aspectos que considerei relevantes para o desenvolvimento de minha tese de doutorado, realizada no período de 2007 a 2010 junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – Linha Educação Matemática, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte[1]. Um dos aspectos que considerei e considero importante para que uma pesquisa se deslanche são as escolhas metodológicas que fazemos, especialmente quando estas são definidas a priori, uma vez que podem garantir o sucesso da pesquisa facilitando a condução da mesma. Assim, neste breve ensaio mostro os “caminhos” percorridos para a definição da pergunta diretriz, das questões norteadoras geradas entorno desta, do objeto de estudo, dos objetivos e da escolha dos campos teóricos de investigação do estudo. Traçar tudo isso me levou a delimitação dos referenciais teóricos utilizados na condução da pesquisa e, sobretudo, foram úteis na forma de organizar o corpus principal do trabalho até sua finalização. Além do mais, veio mostrar que uma pesquisa em História da Matemática pode ser metodologicamente bem definida a priori.
[1] Sob Orientação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes
Metrics
References
ARÓSTEGUI, J. Pesquisa Histórica: teoria e método. Bauru: EDUSC, 2006. 590p.
FOUCLAUT, Michel. A Arqueologia do Saber. (Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves). 7. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2007.
GAVROGLU, K. O Passado das Ciências como História. Porto: Porto Editora, 2007. (Tradução Custódio Magueijo).
SILVA, M.D. F. Problemas e Modelos que contribuíram com o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral: dos Gregos a Newton. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).