O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil <br> The geometry teaching in literacy cycle: a view from “provinha Brasil”

Authors

  • CÁRMEN LÚCIA BRANCAGLION PASSOS Universidade Federal de São Carlos
  • ADAIR MENDES NACARATO Universidade São Francisco

Keywords:

Ensino de Geometria no Ciclo de Alfabetização. Desenvolvimento do Pensamento Geométrico. Provinha Brasil.

Abstract

Resumo

O ensino de geometria na educação básica talvez seja o tema que mais mereceu estudos e pesquisas no final do século XX. Depois de longo período de abandono, voltou a compor, de forma mais integrada a maioria dos livros didáticos de matemática. Contudo, ainda não ocorreu o avanço esperado. O abandono, problemático no ensino fundamental I, se torna maior em se tratando do ciclo de alfabetização.  Há uma forte tendência nesse ciclo de se colocar a ênfase na alfabetização da língua materna, desconsiderando tratar-se de um processo mais amplo que abrange todas as áreas do conhecimento. O objetivo deste texto é analisar o que vem sendo exigido de habilidades geométricas pela Provinha Brasil. Como pressuposto consideramos que, muitas vezes, os conteúdos e a forma como são cobrados nas avaliações externas acabam orientando as práticas dos professores.

Palavras-chave: Ensino de Geometria no Ciclo de Alfabetização. Desenvolvimento do Pensamento Geométrico. Provinha Brasil.

Abstract

The geometry teaching in primary education is perhaps the topic that deserved more studies and research in the late twentieth century. After a long period of neglect, returned to compose, in a more integrated way most math textbooks. However, has not yet occurred expected progress. Abandonment, problematic in elementary school, gets bigger when it comes to literacy cycle. There is a strong trend of putting the emphasis on literacy mother tongue in this cycle, disregarding that this is a broader process that covers all areas of knowledge. The objective of this paper is to analyze what is being required of geometric skills by “Provinha Brazil”. As assumption, we believe that often the content and the way they are charged for external evaluations end up guiding the practices of teachers.

Keywords: Geometry Education in Literacy Cycle. Development of Geometric Thought. Provinha Brasil.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa Nº 10, de 24 de abril de 2007. Institui a Avaliação de Alfabetização "Provinha Brasil". Brasília: MEC, 2007. Disponível em: < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/provinha_brasil/legislacao/2007/provinha_brasil_portaria_normativa_n10_24_abril_2007.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil. Avaliando a alfabetização. Guia de aplicação. Brasília: MEC, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil. Avaliando a alfabetização. Guia de aplicação. Brasília: MEC, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil. Avaliando a alfabetização. Guia de aplicação. Brasília: MEC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Provinha Brasil. Avaliando a alfabetização. Guia de aplicação. Brasília: MEC, 2014.

DEL GRANDE, J. J. Percepção espacial e geometria primária. In Lindquist, M. M. e Shulte A. P. Aprendendo e Pensando Geometria. Trad. Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.

FROSTIG, M. e HORNE, D. The Frostig Program for the Development of Visual Perception. Chicago: Follet Publishing Co, 1964.

HOFFER, A. R. Mathematics Resource Project: Geometry and Visualization. Palo Alto, California: Creative Publications, 1977.

MORTATTI, M. do R. L. Um balanço crítico da “década da Alfabetização” no Brasil. In: Cadernos Cedes, v.33, n.89, p. 15-34, jan.-abr. 2013.

NACARATO, A. M; PASSOS, C. L. B. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFScar, 2003.

VIGOTSKI, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Published

2014-12-20

How to Cite

PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil &lt;br&gt; The geometry teaching in literacy cycle: a view from “provinha Brasil”. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1147–1168, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/22016. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos