A NOÇÃO DE INTERESSE EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA.
Keywords:
Modelagem Matemática, Interesse, ExperiênciaAbstract
Resumo Em trabalhos de Modelagem a noção de interesse tem ocupado espaço central. Muitos autores justificam o uso de Modelagem devido aos interesses que os alunos podem ter no projeto e na matemática vinculada a ele. Outros justificam a escolha do tema pelos alunos devido ao interesse dos mesmos. Neste artigo vamos esboçar um quadro teórico para que possamos lidar com a noção de interesse baseados nos trabalhos de Dewey e Schutz. Tal esboço é construído em cima de reflexões sobre o que significa interesse para grupos de alunos. Posteriormente mostraremos que conseqüência essa discussão tem para a Modelagem e apontaremos pesquisas futuras que podem ser desenvolvidas. Abstract The notion of interest has been a central focus in work with Modeling. Many authors justify the use of Modeling by referring to the interest students may show in the project as well as the mathematics associated with it. In this article, we outline a theoretical framework for approaching the notion of interest based on the work of Dewey and Schutz. The framework is constructed based on reflections about the meaning of interest for groups of students. We end by highlighting the consequences of such a discussion for modeling and we point to research that may be developed.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2010-07-19
How to Cite
HERMINIO, M. H. G. B.; BORBA, M. de C. A NOÇÃO DE INTERESSE EM PROJETOS DE MODELAGEM MATEMÁTICA. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/3283. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).