Compreensão de conceitos de derivada de estudantes de licenciatura em matemática de três instituições interioranas do estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p336-384

Palavras-chave:

Compreensão instrumental, Compreensão relacional, Compreensão lógica, Formação inicial de professores, Derivadas

Resumo

A aprendizagem em Matemática está intrinsecamente relacionada à compreensão, ou seja, à apreensão e elaboração de significados concernentes aos objetos matemáticos, sem deixar de lado suas aplicações. Vários documentos oficiais brasileiros enfatizam que o enfoque à compreensão deverá permear a “formação inicial e continuada” de professores ou educadores, indicando que formação deve ter em sua pauta estudos e práticas sobre o tema. Isso nos levou interrogar: “qual a compreensão dos conceitos de derivada de uma variável de estudantes de Licenciatura em Matemática de universidades do oeste do Paraná?”  Os sujeitos investigados são oriundos de três campi universitários do interior do Paraná. O referencial teórico de Richard Skemp foi assumido para a produção das avaliações e estudo dos dados da pesquisa. Foram elaborados quadros analíticos próprios a partir das respostas aos questionários e entrevistas individuais. A análise evidenciou, segundo critérios estabelecidos, falhas e fracassos na compreensão desses conceitos, indicando fortes indícios de uma aprendizagem não duradoura.

Biografia do Autor

Jorge Fernandes de Lima Neto, UFAM

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (1998), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria dos Números.

Tiago Emanuel Klüber, Unioeste

Graduado em Matemática e especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG e doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores, Epistemologia e filosofia da Educação Matemática. Docente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, CCET, da Unioeste, Campus Cascavel. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Unioeste (PPGECEM), nível de mestrado e doutorado, CAPES, conceito 4, (2017-2021), campus Cascavel, no qual atualmente é docente permanente, orientando pesquisas em nível de mestrado e doutorado. Foi vice-coordenador do GT-10 Modelagem Matemática (2012-2015 e 2015-2018), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Presidente da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos, SEPQ (2023-2027).

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

Lima Neto, J. F. de, & Klüber, T. E. (2025). Compreensão de conceitos de derivada de estudantes de licenciatura em matemática de três instituições interioranas do estado do Paraná. Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 27(1), 336–384. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p336-384