A confecção de cestos e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática na escola indígena Ticuna
Keywords:
Ensino de matemática, Escola indígena, Cestos Ticuna.Abstract
Neste artigo temos o objetivo de discutir e mostrar possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática na escola indígena por meio da utilização do processo de confecção de cestos. Nossas conjecturas surgiram dos resultados de uma pesquisa etnográfica realizada na aldeia Ticuna Umariaçu, localizada na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, na qual convivemos com tecedoras, aprendemos a tecer ou trançar cestos e percebemos que na confecção desses objetos estão implícitas ideias matemáticas correlatas a conceitos matemáticos do currículo escolar. Nesse processo de confecção são mobilizados distintos processos cognitivos estruturantes das formas de ensinar e aprender entre os ticunas que devem ser considerados ao pensarmos estratégias de ensino para a escola indígena Ticuna.Metrics
Metrics Loading ...
Downloads
Published
2012-04-30
How to Cite
MAIA DA COSTA, L. de F.; GHEDIN, E.; DE SOUZA FILHO, E. B. A confecção de cestos e suas possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática na escola indígena Ticuna. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7554. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).