Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório
Keywords:
frações, epistemologia genética, modelos explicativosAbstract
Resumo Nota-se que o cálculo com frações é um dos conteúdos escolares mais temidos, ainda que utilizado ao longo de toda a vida escolar e em outros domínios que não só o da Matemática, tais como a Física, a Química e a Biologia. Esta pesquisa investiga os modelos explicativos que são elaborados por adolescentes e adultos a propósito de problemas que envolvem frações. O estudo realizado evidenciou que apenas uma pequena parcela dos entrevistados é capaz de elaborar uma explicação completa para um problema que envolve cálculo com frações. Os demais apresentam explicações parciais ou incorretas, baseadas na percepção e na incompreensão da relação parte/todo. Palavras-chave: frações; epistemologia genética; modelos explicativos. Abstract We note that calculation with fractions is one of the most feared school contents, although it is used throughout the school life and in areas other than Mathematics, like Physics, Chemistry and Biology. This research investigates the explanatory models that are prepared by adolescents and adults about problems involving fractions. The study showed that only a small part of the interviewees is capable of producing a complete explanation for a problem that involves calculation with fractions. The other explanations are partial or incorrect, based on perception and on the misunderstanding of the relationship part / whole. Keywords: fractions; Genetic Epistemology; explanatory models.Downloads
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da Silva, J. A. (2008). Modelos explicativos elaborados por adolescentes e adultos para o cálculo com frações: da percepção ao pensamento operatório. Educação Matemática Pesquisa, 9(2). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/905
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