Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as grandezas e medidas no ciclo de alfabetização <br> Curricula of Mathematics: analysis of didactic guidelines on quantities and measures in the Literacy Cycle

Autores/as

  • Janaina Pinheiro Vece Universidade Cruzeiro do Sul http://orcid.org/0000-0001-5812-5146
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p302-327

Palabras clave:

Mapeamento, currículo, ciclo de alfabetização, grandezas e medidas.

Resumen

Neste artigo mapeamos os currículos de Matemática do ciclo de alfabetização dos Estados do Brasil. Recorremos a pesquisa de natureza qualitativa com o objetivo de analisar as orientações didáticas sobre as grandezas e medidas. Os documentos foram submetidos à análise de conteúdo a partir das etapas de pré-análise; exploração; e tratamento dos resultados. A pesquisa revela lacunas nos currículos analisados em relação a articulação das grandezas e medidas com outras áreas de conhecimento, a definição de conceitos e subsídios teóricos sobre o processo de construção do conceito de medida.   

Métricas

Vues PDF
4,624
Dec 31 '17Jan 01 '18Jan 04 '18Jan 07 '18Jan 10 '18Jan 13 '18Jan 16 '18Jan 19 '18Jan 22 '18Jan 25 '18Jan 28 '1812
| |

Biografía del autor/a

Janaina Pinheiro Vece, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Professora Adjunta da Universidade Paulista na Coordenadoria de Estágios em Educação e Tutora dos cursos de Pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – SP

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul – SP.

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora titular e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul – SP.

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

VECE, J. P.; CURI, E.; BENTO DOS SANTOS, C. A. Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as grandezas e medidas no ciclo de alfabetização &lt;br&gt; Curricula of Mathematics: analysis of didactic guidelines on quantities and measures in the Literacy Cycle. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 302–327, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p302-327. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33312. Acesso em: 22 ene. 2025.

Número

Sección

Finalizada - Currículo e Educação Matemática