Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as grandezas e medidas no ciclo de alfabetização <br> Curricula of Mathematics: analysis of didactic guidelines on quantities and measures in the Literacy Cycle
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p302-327Mots-clés :
Mapeamento, currículo, ciclo de alfabetização, grandezas e medidas.Résumé
Neste artigo mapeamos os currículos de Matemática do ciclo de alfabetização dos Estados do Brasil. Recorremos a pesquisa de natureza qualitativa com o objetivo de analisar as orientações didáticas sobre as grandezas e medidas. Os documentos foram submetidos à análise de conteúdo a partir das etapas de pré-análise; exploração; e tratamento dos resultados. A pesquisa revela lacunas nos currículos analisados em relação a articulação das grandezas e medidas com outras áreas de conhecimento, a definição de conceitos e subsídios teóricos sobre o processo de construção do conceito de medida.
Métriques
Vues PDF
4,624
Téléchargements
Publiée
2017-12-30
Comment citer
VECE, J. P.; CURI, E.; BENTO DOS SANTOS, C. A. Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as grandezas e medidas no ciclo de alfabetização <br> Curricula of Mathematics: analysis of didactic guidelines on quantities and measures in the Literacy Cycle. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 302–327, 2017. DOI: 10.23925/1983-3156.2017v19i3p302-327. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33312. Acesso em: 22 janv. 2025.
Numéro
Rubrique
Finalizada - Currículo e Educação Matemática
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).