Ações do professor para promover discussões matemáticas produtivas em um contexto de modelagem e criptografia<br>Teacher’s actions to promote productive mathematical discussions in a context of modeling and cryptography

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p185-213

Palabras clave:

Modelagem, Criptografia, Função, Desenvolvimento de Ensino.

Resumen

Considera-se a importância do desenho de uma sequência didática e o papel do professor como unidade para a construção do conhecimento de forma colaborativa. O objetivo é analisar e documentar as ações do professor para incentivar os alunos a construir, desenvolver e testar seus modelos matemáticos em atividades que envolvem proteção de informações. Essas atividades foram implementadas em um grupo de ensino médio, as produções foram analisadas e o processo seguido pelos alunos e as ações do professor foram descritas para promover a construção e refinamento da noção de conceito de função. Nas atividades, a criptografia foi considerada como um contexto propício para motivar os alunos e extrair significado a partir do conceito de função, bem como para o uso e articulação de suas diferentes representações.

We consider the existence of a relevant connection between the didactic sequence design and the teacher’s role on knowledge construction (in a collaborative way) with the students. The research objective was to analyze and document how teacher’s actions encourage students for building, developing, and testing mathematical models. The proposed activities involved ciphering and deciphering information that were implemented in a middle school group. Students’ productions and the processes they followed were analyzed. Also, we described the teacher’s actions to promote the construction and refinement of the function concept notion.  In these activities, the cryptography was considered as a propitious context for student’s motivation that helps making sense of function concept, as well as, promoting articulation of its different representations.

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Biografía del autor/a

Angelina Alvarado Monroy, Universidad Juárez del Estado de Durango

Doctora en Matemática Educativa por la Universidad de Salamanca, España. Profesora e investigadora de tiempo completo de la Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Juárez del Estado de Durango, México.

María del Carmen Olvera Martínez, Universidad Juárez del Estado de Durango

Doctora en Ciencias (Matemática Educativa) por el Cinvestav-IPN en México. Profesora Investigadora de Tiempo Completo en la Universidad Juárez del Estado de Durango, Facultad de Ciencias Exactas

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Publicado

2020-01-31

Cómo citar

ALVARADO MONROY, A.; OLVERA MARTÍNEZ, M. del C. Ações do professor para promover discussões matemáticas produtivas em um contexto de modelagem e criptografia&lt;br&gt;Teacher’s actions to promote productive mathematical discussions in a context of modeling and cryptography. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i1p185-213. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/41491. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos