Matemáticos, educadores matemáticos e tecnologias: uma articulação possível <br> A relationship between history of technologies, mathematicians and mathematics educators
Palabras clave:
Educação Matemática. Tecnologia. História da Matemática.Resumen
A relação entre matemáticos e tecnologias é íntima e antiga. Diversos matemáticos desenvolveram ou participaram de forma ativa do desenvolvimento de novas tecnologias e o seu envolvimento auxiliou a atingir o estágio tecnológico atual. Esta História não pode ser esquecida e parte dela é aqui relembrada. Nas últimas décadas esta relação envolveu também os educadores matemáticos, que procuram desenvolver novos recursos e analisar de que forma as tecnologias de informação e comunicação interferem nos processos educacionais. O envolvimento destes educadores matemáticos, por ser recente, precisa ser explorado e documentado. É essencial sistematizar e levantar estes estudos, de forma a permitir que novas pesquisas sejam desenvolvidas, avançando sobre o que já se produziu e permitindo que a área avance e contribua para a melhoria do ensino da matemática.
Abstract
The relationship between mathematicians and technologies is intimate and ancient. Several mathematicians developed or participated actively in the development of new technologies, and their involvement helped to achieve the current technological stage. This history can’t be forgotten, and part of it is here remembered. In the past few decades this relationship also involved the mathematics educators, who have been trying to develop new means and analyze how the information and communication technologies interfere with the educational process. The involvement of these mathematics educators, for being recent, needs to be explored and documented. It is essential to systematize and raise these studies, so as to allow new researches to be developed, progressing on what has already been produced and allowing the area to advance and contribute to the improvement of mathematics teaching
Métricas
Citas
BICUDO, M. A. (2005). Pesquisa qualitativa: significados e a razão que a sustenta. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, ano 1, n.1, p.7-26.
BICUDO, M. A. (ORG). (2011). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. Ed. Cortez.
BOYER, C. B. (1999). História da Matemática. Tradução de: Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher.
BRETON, P. (1991). História da Informática. São Paulo: Editora Unesp.
COPELAND, J. B. (2006). The Modern History of Computing, In The Stanford Encyclopedia of Philosophy, Disponível em <http://stanford.library.usyd.edu.au/entries/computing-history/> Acesso em 10 dez. 2012.
D’EÇA, T. A. (1998). Net Aprendizagem: A Internet na Educação. Porto – Portugal: Porto Editora.
FUCHS, W. (1970). A Matemática Moderna. Tradução de Marianne Arnsdorff e José Manasterski. São Paulo: Editora Polígono.
GATES, B. (1995). A Estrada do Futuro. Tradução de Beth Vieira. São Paulo: Editora Companhia das Letras.
LÉVY, P. (1993). As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34.
MANO, R. (1998). A evolução do computador. Disponível em: <http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/rmano/comp2hc.html> Acesso em 10 out. 2005.
MARQUEZE, J. P. (2005). Falando de Computadores. Disponível em: <http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/FalandodeComputadores.htm> Acesso em 23 out. 2005.
NOÉ, M. Ábaco. Disponível em <http://www.brasilescola.com/historiag/abaco.htm> Acesso em 10 out. 2012.
OKA, C.; ROPERTO, A. (2000). Origens do Processamento de Dados. Disponível em: <http://www.cotianet.com.br/bit/hist/log.htm> Acesso em 12 dez. 2012.
SANTOS, D. C. (1997). Evolução dos Computadores. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~danielcs/hist/h1.html> Acesso em 10 out. 2005.
VARGAS, M. (1994). Para uma Filosofia da Tecnologia. São Paulo: Editora Alfa Ômega.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).