A sala de aula de matemática dos anos iniciais como objeto de investigação de professoras-pesquisadoras<br>The mathematics lesson in the initial years as an object of investigation for teachers-researchers
Palabras clave:
cultura de aula de matemática, natureza das tarefas matemáticas, a comunicação nas aulas de matemática, professora-pesquisadoraResumen
Neste artigo, realizo um estudo meta-analítico, tendo como corpus de análise três dissertações de mestrado de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental que tomaram sua sala de aula de matemática como objeto de investigação. Analiso as convergências dessas três práticas, apontando para a emergência de uma culturade aula de matemática que se constitui a partir da perspectiva histórico-cultural e do cenário que se estabelece; e que considerao papel central da linguagem e da comunicação, bem como o papel das tarefas matemáticas. Os indícios encontrados nesses trabalhos evidenciam como os elementos constitutivos dessa cultura precisam ser compreendidos de forma articulada, com destaque para o papel do registro dos alunos e das professoras.In this article, I carry out a meta-analytical study, having as analysis corpus three master dissertations written by teachers from the initial years of secondary school, who used their mathematics lessons as investigation object. I analyse the converging points of these three practices, pointing out the emergency for a mathematics lesson culture based on the historical-cultural perspective and the scenario that is set up; and which considers the central role of language and communication, as well as the role of the mathematics tasks. The evidences found in these works reveal that the elements which make upthis culture need to be understood in an articulated way, highlighting the role of the students’ and teachers’ notes.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2013-12-27
Cómo citar
NACARATO, A. M. A sala de aula de matemática dos anos iniciais como objeto de investigação de professoras-pesquisadoras<br>The mathematics lesson in the initial years as an object of investigation for teachers-researchers. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 837–855, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/17749. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).