Tipos de conflitos entre/nos textos de professores de matemática e acadêmicos em um trabalho colaborativo <br> Types of conflict between/ us math teacher and academic texts in a collaborative work

Autores

  • Flávia Cristina de Macêdo Santana Universidade EStadual de Feira de Santana
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

conflito, trabalho colaborativo, professores de matemática.

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar, descrever e analisar tipos de conflitos entre/nos textos de professores de matemática e acadêmicos em um trabalho colaborativo. O procedimento metodológico utilizado foi a observação. Os dados foram coletados durante as reuniões de um grupo que realizava um trabalho colaborativo e a filmagem foi o instrumento de registro usado para esse fim. Apoiamo-nos também nos registros do diário de campo e nos materiais produzidos pelo grupo para obter dados complementares. Identificamos três tipos de conflitos, a saber: conflito conceitual, conflito pedagógico e conflito organizacional. De modo geral, dentre os resultados alcançados, destacamos que os conflitos estão relacionados, entre outros aspectos, com as diferenças entre/nos textos produzidos pelos participantes.


The article aims to identify, describe and analyze types of conflicts between / in mathematics teacher and academic texts in a collaborative work. The methodological procedure used was the observation. Data were collected during meetings of a group who performed a collaborative work and the footage was the recording instrument used for this purpose. Also we support you in the field diary records and materials produced by the group for additional information. We identify three types of conflicts, namely: conceptual conflict, teaching conflict and organizational conflict. Overall, among the results achieved, we point out that conflicts are related, among other things, with the differences between / in the texts produced by the participants.


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Biografia do Autor

Flávia Cristina de Macêdo Santana, Universidade EStadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997) , especialização em Educação Matemática (1997) e mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (2006). Professora assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Bahia de 2001 a 2003. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial, Estágio Supervisionado, Ensino da Matemática e Modelagem Matemática. Atualmente, é doutoranda do Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências e pesquisa sobre trabalho colaborativo. Membro do Observatório de Educação Matemática - OEM/BA e do Grupo de Pesquisa de Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA. Associada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (1997), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e estágio pós-doutoral na London South Bank University (2008). Atualmente, é professor adjunto do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Modelagem Matemática, Materiais Curriculares Educativos e Formação de Professores de Matemática. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA-UEFS, entre 2011 e 2012. Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. É sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

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Publicado

2016-09-14

Edição

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Artigos