A matemática escolar do curso ginasial no colégio Taylor-Egídio (1950-1959) <br> School mathematics at the Taylor-Egídio junior high school (1950-1959)

Autores/as

  • Malú Rosa Brito Gomes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Claudinei de Camargo Sant'Ana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Palabras clave:

História do Ensino da Matemática Escolar, Curso Ginasial, Colégio Taylor-Egídio,

Resumen

O artigo trata de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado com o objetivo de reconstruir, na perspectiva da História Cultural, uma história do ensino da Matemática no curso ginasial do Colégio Taylor-Egídio (CTE), no município de Jaguaquara/BA, no período de 1950 a 1969. Contudo, neste texto, abordaremos apenas como se constituiu o ensino da Matemática em meados da década de 50 do século XX, no CTE. Utilizando a principal fonte documental escolar, os diários de classe de Matemática, a investigação possibilitou verificar que os impactos da Reforma Capanema ainda eram presente nos anos de 1950, no currículo da Matemática escolar nesta instituição de ensino.


Abstract

The article deals with a research developed under the Master course in order to reconstruct, in the perspective of Cultural History, a history of mathematics teaching at the Taylor-Egídio junior high school (CTE) in Jaguaquara, Bahia, in the period from 1950 to 1969. However, in this paper, we will solely discuss the teaching of mathematics in the mid-50s of the XX century, at the CTE. From the school’s main documentary source, the diaries of the math class, the research enabled to identify that the impacts of the Capanema reform were still present in the 1950s, in the high school mathematics curriculum of this educational institution.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

CHERVEL, A. (1990). História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177-229, 1990.

CRABTREE. A. R. (1962). História dos Batistas do Brasil até 1906. 2. ed. I vol. Rio de Janeiro, Departamento de Estatística e História da Casa Publicadora do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.opbcb.org/biblioteca/>. Acesso em 20 Jul. 2014.

DASSIE, B. A. (2001). A matemática do curso secundário na Reforma Capanema. 2001. 170 f. Dissertação de Mestrado em Matemática, Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Diários de classe das quatro séries do curso ginasial, Colégio Taylor-Egídio 1950-1959.

HARRISON, H. B. (1987). Os Bagby do Brasil: uma contribuição para o estudo dos primórdios em terras brasileiras. Rio de Janeiro, Junta de Educação Religiosa e Publicação. Disponível em: <http://www.opbcb.org/biblioteca/>. Acesso em 20 Jul. 2014.

JULIA, D. (2001). A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP. SBHE/Editores Associados, n. 1, p. 9-43, jan./jun.

MARQUES, A. S. (2005). Tempos Pré-modernos: a matemática escolar dos anos 1950. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O Jornal Batista.(1901). Acervo Digital. 1901. Disponível em: . Acesso em 04 ago. 2014.

O Jornal Batista. (1992). Acervo Digital. 1992. Disponível em: <http://www.batistas.com>. Acesso em 04 ago. 2014.

SOARES, F. S; DASSIE, B. A; ROCHA, J. L. (2004). Ensino de matemática no século XX – da Reforma Francisco Campos à Matemática Moderna. Horizontes. Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 7-15, jan./jun. Disponível em: <http://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes>. Acesso em 26 set. 2014.

Publicado

2016-09-14

Cómo citar

GOMES, M. R. B.; SANT’ANA, C. de C. A matemática escolar do curso ginasial no colégio Taylor-Egídio (1950-1959) &lt;br&gt; School mathematics at the Taylor-Egídio junior high school (1950-1959). Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 2, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/24352. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos