Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores
Palabras clave:
desenvolvimento profissional, base de conhecimento para o ensino, matemática e histórias infantisResumen
Resumo O artigo integra o projeto “O desenvolvimento profissional de professores em grupo de estudo colaborativo: histórias infantis conectadas com a matemática na formação e na prática docente”. Professores, licenciandos, pós-graduandas e pesquisadoras compõem um grupo que investiga a conexão entre a literatura infantil e conteúdos matemáticos. Para identificar indícios de desenvolvimento profissional consideramos memoriais de formação, entrevistas, narrativas e depoimentos. A análise revela ampliação da base de conhecimento para o ensino, investimento na própria aprendizagem profissional e mudanças nas ações didáticas. O compartilhar de experiências, com participantes de áreas diversas promoveu espaços promissores para a reflexão a ampliação do repertório de metodologias, revelando sua potencialidade formativa. Abstract This article is part of the project “Professional development in collaborative study group: juvenile literature connected to mathematics in formation and teacher’s practice”. Teachers, graduating students, postgraduated and researchers composed a group that inquired about the connection between juvenile literature and mathematics’ subjects. In order to identify the traces of professional development we took into consideration records of formation, interviews, narratives and testimonials. The analysis reveals the broadening of knowledge base for teaching, personal investment on professional education and changes in teaching actions. Sharing experiences with members of diverse areas promoted promising spaces for reflection and broadening of methodology repertoire, demonstrating its formation potentiality.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2010-05-17
Cómo citar
PASSOS, C. L. B.; OLIVEIRA, R. M. M. A. de; SOUZA, R. D. de. Analisando a base de conhecimento para o ensino: a conexão entre histórias infantis e matemática na formação continuada de professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2907. Acesso em: 22 dic. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).