Tecnologias móveis na formação inicial do professor de matemática<br>Mobile technologies in initial teacher training in mathematics

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p214-230

Palabras clave:

Formação inicial, saberes docentes, aplicativos móveis

Resumen

A nova geração de estudantes chamada de “nativos digitais” está envolta aos mais variados tipos de tecnologia, logo promover o uso de recursos tecnológicos durante as aulas é atividade essencial para gerar uma boa interação e promover conhecimentos de forma contextualizada. Dessa forma, é importante investigar a utilização de aplicativos para dispositivos móveis, que são recursos tão acessíveis na atualidade, nas práticas pedagógicas do profissional da educação matemática e averiguar os saberes docentes que estão presentes neste processo. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo analisar qual a percepção de acadêmicos do curso de licenciatura em matemática quanto ao uso de tecnologias móveis para o ensino de funções na disciplina de matemática. Após algumas atividades envolvendo famílias de funções os acadêmicos produziram textos de opinião, a análise deste material, a luz da Análise Textual Discursiva, revelou que a associação destes recursos de tecnologia promove melhoria na formação profissional, uma vez que a presença de saberes essenciais relacionados à profissão de professor é constatada.

The new generation of students, called "digital natives", is involved in the most varied types of technology, so promoting the use of technological resources during classes is an essential activity to generate good interaction and promote knowledge in a contextualized way. Thus, it is important to investigate the use of mobile applications, which are so accessible resources today, in the pedagogical practices of the mathematics education professional and to ascertain the teaching knowledge that are present in this process. In this sense, this paper aims to analyze the perception of academics of the degree course in mathematics regarding the use of mobile technologies for teaching functions in mathematics. After some activities involving families of functions, academics produced texts of opinion, the analysis of this material, in the light of Discursive Textual Analysis, revealed that the association of these technology resources promotes improvement in professional training, since the presence of essential knowledge related to teacher's profession is verified.

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Biografía del autor/a

Fernando Oliveira Garcia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ-UENP/ PROFESSOR ASSISTENTE

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2005), possui especialização em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é professor Assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Campus Bauru. Participa do Grupo de Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências - GPMEC. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Matemática, Tecnologias Móveis, Informática, Realidade Aumentada e Robótica.

Caroline Subirá Pereira, UTFPR/Doutorado

Graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/CJ (2012). Especialista em Ensino de Matemática pela Faculdade Cristo Rei - FACCREI (2013). Graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) pelo Instituto de Educação Superior Alvorada Plus (2013). Graduação em Física (Licenciatura Plena) pela Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES (2015). Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/PG (2017). Doutoranda bolsista da CAPES em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR/PG (em andamento - início em 2017) Já atuou como professora nos cursos de: Licenciatura em Matemática, Ciências Contábeis e Administração (UENP/CP), Sistemas de Informação e Ciência da Computação (UENP/CLM), foi professora PSS da SEED/PR e professora das disciplinas de Física e Robótica no Colégio SESI de Bandeirantes, também atuou como tutora a distância do curso de Licenciatura em Matemática (UEPG/UAB).

Antonio Carlos Frasson, UTFPR/ Professor Adjunto

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Ponta Grossa. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) no Câmpus Ponta Grossa. É líder do grupo de pesquisa Educação Inclusiva: contextos de formação e práticas pedagógicas para o Ensino de Ciência e Tecnologia. Avaliador institucional e de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP

Virginia Ostroski Salles, UTFPR/Doutorado

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), bolsista CAPES. Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Ponta Grossa). Graduada em Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade Secal, Ponta Grossa -Pr. Pós-graduação em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia. Especialista em Educação Especial: Atendimento as Necessidades Especiais. Membro do Grupo de Pesquisa: cultura de paz, direitos humanos e sustentabilidade (UEPG), e, Grupo de Pesquisa: Educação a Distância - formação docente para o ensino de ciência e tecnologia. Experiência como docente na Educação Básica. Pesquisa e atua em projetos de Convivências Escolares, Educação para a Paz, Comunicação Não-Violenta, Educação Ambiental, Ecoformação, Formação Inicial e Continuada de Professores e EaD.

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Publicado

2020-01-31

Cómo citar

GARCIA, F. O.; PEREIRA, C. S.; FRASSON, A. C.; SALLES, V. O. Tecnologias móveis na formação inicial do professor de matemática&lt;br&gt;Mobile technologies in initial teacher training in mathematics. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 1, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i1p214-230. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/43483. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos