Formulações basilares e reflexões sobre a inserção da Matemática no currículo, visando a superação do binômio máquina e produtividade.
Palabras clave:
currículos, mapas conceituais, redes de significados.Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a organização de currículos a partir da reunião de subsídios para a superação de concepções que imprimiram nela o caráter de montagem de tarefac a serem desenvolvidas cronologicamente, numa seqüência linear, sem considerar as finalidades da educação, a reconstrução de conhecimentos pelos alunos e sem as necessárias elaborações na transmissão de conhecimentos, considerando-se a amplitude do capital cultural disponível e as diferenças naturais entre gerações. Toma por base trabalhos de diferentes autores, em especial os de Bishop (1991) e Doll (1997), que apresentam princípios orientadores de currículos, fecundos e pertinentes e formulações como mapas conceituais e redes de significados, que podem ser usadas como ferramentas importantes para a realização desses princípios. Abstract The objective of this article is to introduce some reflections concerning organization of curriculums, as from the reunion of subsidies to overcome the binomial machine-productivity oriented conceptions, wich have led to attempts of printing, in the organization of curriculums, the character of “taskmounting” to be chronologically developed, in a linear seqüence, without considering the finalities of education, the student’s reconstruction of knowledge and without the necessary careful elaborations on the transmission of knowledges, regarding to the amplitude of cultural capital availability and to the natural disparities among generations. The article ascends to the works of different authors, specially of Bishop (1991) and Doll (1997), wich states some fecund and pertinent principles to guide the curriculums and also some proposals, like conceptual maps and nets of meanings wich can be used as important instruments to accomplish this principles. Key-words: curriculums; conceptual maps; nets of meanings.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-01-02
Cómo citar
PIRES, C. M. C. Formulações basilares e reflexões sobre a inserção da Matemática no currículo, visando a superação do binômio máquina e produtividade. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 6, n. 2, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4688. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).