A formação dos invariantes do campo conceitual do Teorema de Pitágoras em uma experiência de ensino na escola básica<br>The invariants formation of the pythagorean theorem conceptual field in a teaching experience in basic school

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p220-251

Palabras clave:

Construção de conceitos, Triângulo retângulo, Teoria dos campos conceituais, Educação básica.

Resumen

Resumo

No sentido de contribuir para o entendimento dos processos de conceitualização na Educação Básica, pretende-se nesse trabalho identificar quais elementos do campo conceitual do Teorema de Pitágoras estiveram presentes nos processos de ensino em uma experiência pedagógica e como as características destes indicam caminhos de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com traços de pesquisa participante. Com o referencial da Teoria dos Campos Conceituais, atividades de ensino foram elaboradas, monitoradas e investigadas valendo-se da Análise de Conteúdo. A análise mostrou os conceitos do campo conceitual e levantou considerações acerca da estrutura de rede dos conceitos, das várias ordens e relações intercomplementares entre sentido, conceito e representação no processo de conceitualização.

Palavras-chave: Construção de conceitos, Triângulo retângulo, Teoria dos campos Conceituais, Educação básica.

                                             Abstract

In order to contribute to the understanding of the conceptualization processes in Basic Education, this work intends to identify which elements of the Pythagorean Theorem conceptual field were present in a pedagogical experience and how these characteristics indicate paths of learning. The research has a qualitative approach with features of participant research. With the Theory of Conceptual Fields reference, teaching activities were developed, applied, monitored and investigated using Content Analysis. The analysis showed the concepts of the conceptual field and raised considerations about the network structure of the concepts, also the various orders and intercomplementary relations between meaning, concept and representation in the conceptualization process.

Keywords: Concept construction, Rectangle triangle, Conceptual field theory, Basic education.

Resumen

Con el fin de contribuir a la comprensión de los procesos de conceptualización en Educación Básica, este trabajo intenta identificar qué elementos del campo conceptual del Teorema de Pitágoras estuvieron presentes en los procesos de enseñanza en una experiencia pedagógica y cómo sus características indican caminos de aprendizaje. La investigación tiene un enfoque cualitativo con características de investigación participativa. Basado en la teoría de los campos conceptuales, las actividades de enseñanza se desarrollaron, monitorearon e investigaron utilizando el análisis de contenido. El análisis mostró los conceptos del campo conceptual y planteó consideraciones sobre la estructura de red de los conceptos, de los diversos órdenes y relaciones intercomplementarias entre significado, concepto y representación en el proceso de conceptualización.

Palabras clave: Construcción del concepto, Triángulo rectángulo, Teoría conceptual del campo, Educación básica.

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Biografía del autor/a

Pedro Augusto Pereira Borges, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciado em Matemática pela UNIJUI

Mestre em Educação pela UNICAMP

Mestre em Modelagem Matemática pela UNIJUI

Doutor em Engenharia Mecânica pela UFRGS

Professor do Colegiado de Matemática da UFFS

Pós Doutor pelo PPG de Educação Científica e Tecnológica da UFSC

Anderson Piva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aluno do Curso de Matemática-Licenciatura da UFFS, Bolsista de Iniciação Científica

Bruna Miecoanski, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aluna do Curso de Matemática-Licenciatura da UFFS

Mônica Marina Sordi, Universidade Federal da Fronteira Sul

Aluna do Curso de Matemática-Licenciatura da UFFS

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Publicado

2020-08-27

Cómo citar

BORGES, P. A. P.; PIVA, A.; MIECOANSKI, B.; SORDI, M. M. A formação dos invariantes do campo conceitual do Teorema de Pitágoras em uma experiência de ensino na escola básica&lt;br&gt;The invariants formation of the pythagorean theorem conceptual field in a teaching experience in basic school. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 220–251, 2020. DOI: 10.23925/1983-3156.2020v22i2p220-251. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47063. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos