Pratiques expérimentales et modélisation: quelques questions didactiques posées par la simulation informatique.
Palabras clave:
ensino da estaística, simulação informática, resolução experimental de problemas.Resumen
Abordamos a questão do estatuto didático da simulação informática de uma amostra aleatória em uma poplulação estatística. Questionamos a eficácia didática das dialeticas que derivam da introdução massissa do computador nas situações propostas aos alunos. Résumé Nous abordons la question du statut didactique de la simulation informatique d´un échantillonnage aléatoire dans une population statistique. Nous nous interrogeons sur l´efficacité didactique des dialectiques nées de la présence massive de l´ordinateur dans les situations proposées aux élèves. Mots-clé: enseignement de la statistique; simulação informatique; résolution expérimentale des problèmes. Abstract We approach the question of the didactic status of the computational simulation of a random sample in a statistical population. We question the didactic efficacy of the dialectics derived from the mass introduction of computers in situations proposed to students. Key-words: teaching of statistics; computational simulation; experimental problem-solving.Descargas
Cómo citar
Henry, M. (2011). Pratiques expérimentales et modélisation: quelques questions didactiques posées par la simulation informatique. Educação Matemática Pesquisa, 7(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4709
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).