Leituras de Práticas como um modo de pensar a Educação Matemática na formação continuada de professores<br>Readings of practices as a way of thinking about mathematics education in teacher continuing education
DOI:
https://doi.org/10.23925/10.23925/1983-3156.2020v22i2p341-359Palabras clave:
Educação, Matemática, Formação de professores, Leituras-de-práticasResumen
ResumoEste artigo, orientado pela pergunta “O que é isto, Leituras de Práticas na educação matemática como fenômeno formativo?”, apresenta aspectos de uma pesquisa que teve por objetivo estudar práticas de alfabetização matemática de professoras da rede pública de ensino, adotando para isso uma abordagem fenomenológica. O dispositivo formativo Leituras de Práticas tem semelhanças com os que foram estudados por João Pedro da Ponte e seus colaboradores sob o título de Estudo de Aula e Investigação sobre a Própria Prática. Escolheu-se direcionar a atenção à contribuição das Leituras de Práticas para a formação de professores, por terem se revelados potenciais tanto no estudo teórico quanto na análise dos dados constituídos pela expressão de três alfabetizadoras. Do estudo analítico reflexivo, constatou-se que as ações intencionais para o ensino da matemática e o cuidado com a alfabetização matemática são favorecidos ao se evidenciar as leituras de práticas como fenômeno formativo.
Palavras-chave: Formação do professor de matemática, Leituras de práticas, Campo fenomenal escolar.
AbstractThis article, guided by the question “What is this, Reading of Practices in mathematics education as a formative phenomenon?”, presents aspects of a research that aimed to study mathematical literacy practices of public school teachers, adopting for this purpose a phenomenological approach. The formative device Readings of Practices has similarities to those studied by João Pedro da Ponte and his collaborators under the title Estudo de Aula e Investigação Sobre a Própria Prática (Classroom Study and Research on Own Practice). Iwe chose to focus on the contribution of the Readings of Practices to teacher training, as they proved to be potential both in the theoretical study and in the analysis of the data constituted by the expression of three literacy teachers. From the reflective analytical study, we found that intentional actions for mathematics teaching and care for mathematical literacy are encouraged when evidencing the readings of practices as a formative phenomenon.
Keywords: Mathematics teacher education, Readings of Practices, School phenomenal field.
Resumen
Este artículo, guiado por la pregunta “¿Qué es esto, la Lectura de Prácticas en educación matemática como fenómeno formativo?”, presenta aspectos de una investigación que tuvo como objetivo estudiar las prácticas de alfabetización matemática de docentes de escuelas públicas, adoptando para ello un enfoque fenomenológico. El dispositivo formativo Lecturas de Prácticas tiene similitudes con las estudiadas por João Pedro da Ponte y sus colaboradores bajo el título Estudo de Aula e Investigação Sobre a Própria Prática (Estudio de aula e investigación sobre la propia práctica). Elegimos centrarnos en el aporte de las Lecturas de Prácticas a la formación docente, pues resultaron ser potenciales tanto en el estudio teórico como en el análisis de los datos constituidos por la expresión de tres alfabetizadoras. A partir del estudio analítico reflexivo, encontramos que las acciones intencionales para la enseñanza de las matemáticas y el cuidado de la alfabetización matemática se fomentan al evidenciar las Lecturas de Prácticas como fenómeno formativo.
Palabras clave: Formación de profesores de matemáticas, Lectura de prácticas, Campo fenomenal escolar.
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