Estudo das atitudes em relação ao ensino de probabilidade de alunos de bacharelado em ciências e tecnologia<br>Estudio de actitudes hacia la enseñanza de la probabilidad de estudiantes de pregrado en ciencia y tecnología
DOI:
https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p395-424Palabras clave:
Atitudes, Ensino de Probabilidade, Educação Superior.Resumen
Neste trabalho, é apresentada uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) da versão da escala de Elena Auzmendi de 1992, adaptada do espanhol, sendo traduzida para o português considerando as atitudes em relação ao ensino de Probabilidade. Após confirmar as atitudes de 492 alunos que cursaram disciplina obrigatória, em 2019, voltada a conteúdos probabilísticos no Bacharelado em Ciência e Tecnologia de uma universidade federal no estado de São Paulo, Brasil, relacionamos a diferentes variáveis: gênero; idade; se trabalha; estado civil; se receberam algum tipo de bolsa de estudos; se realizaram atividades complementares em sua formação; se tem apoio dos pais para realizar seus estudos; se tem computador e internet em casa; e aspectos gerais em relação ao desempenho acadêmico. Os resultados obtidos pela análise fatorial, usando o método de fatoração do eixo principal e rotação Varimax, confirmam uma solução de 4 (quatro) fatores com uma variância explicada de 58,419%. A consistência interna avaliada pelo coeficiente alfa de Cronbach é de 0,926, indicando uma capacidade de discriminação adequada dos itens. Alguns dos resultados indicam que os alunos apresentam conotações negativas quanto à satisfação em lidar com questões relacionadas à Probabilidade, mas apresentam aspectos positivos ligados à sua utilidade para o mercado de trabalho. Destacamos ainda que as atitudes dos alunos apresentam diferença estatisticamente significativas em relação ao gênero, idade, se o aluno trabalho e se o aluno cursou a disciplina no período ideal proposto pela estrutura curricular.
This work presents a confirmatory factor analysis (CFA) considering the version of the scale of attitudes elaborated by Elena Auzmendi in 1992, adapted from Spanish, being translated into Portuguese considering the students’ attitudes towards probability teaching. After confirming the attitudes of 492 students who took a mandatory subject in 2019 focused on probabilistic content in a bachelor of science and technology course at a federal university in the state of São Paulo, Brazil, we related different variables (gender; age; if they worked; marital status; if they received any type of scholarship; if they carried out complementary activities in their education; if they have parental support to carry out their studies; if they have a computer and internet at home) and general aspects in relation to academic performance. The results obtained by the factor analysis, using the method of factorisation of the main axis and Varimax rotation, confirm a solution of 4 (four) factors with an explained variance of 58.419%. The internal consistency assessed by Cronbach's alpha coefficient is 0.926, indicating an adequate discrimination capacity of the items. Some of the results indicate that students have negative connotations regarding satisfaction in dealing with issues related to probability, but have positive aspects related to its usefulness for the job market. We also highlight that the students’ attitudes present statistically significant differences in relation to gender, age, if they work and if they took the subject in the ideal period proposed by the curricular structure.
Este trabajo presenta un análisis factorial confirmatorio (AFC) considerando la versión de la escala de actitudes elaborada por Elena Auzmendi en 1992, adaptada del español, siendo traducida al portugués considerando las actitudes de los estudiantes hacia la enseñanza de la probabilidad. Luego de constatar las actitudes de 492 estudiantes que tomaron una asignatura obligatoria en 2019 enfocada en contenido probabilístico en una licenciatura en ciencia y tecnología en una universidad federal en el estado de São Paulo, Brasil, relacionamos diferentes variables (sexo; edad; si trabajan; estado civil; si han recibido algún tipo de beca; si han realizado actividades complementarias en su educación; si tienen apoyo parental para realizar sus estudios; si tienen computadora e internet en casa) y aspectos generales en relación al rendimiento académico. Los resultados obtenidos por el análisis factorial, utilizando el método de factorización del eje principal y rotación Varimax, confirman una solución de 4 (cuatro) factores con una varianza explicada de 58.419%. La consistencia interna evaluada por el coeficiente alfa de Cronbach es 0.926, lo que indica una adecuada capacidad de discriminación de los ítems. Algunos de los resultados indican que los estudiantes tienen connotaciones negativas en cuanto a la satisfacción al abordar temas relacionados con la probabilidad, pero tienen aspectos positivos relacionados con su utilidad para el mercado laboral. También destacamos que las actitudes de los estudiantes son estadísticamente significativas con relación al género, la edad, si el estudiante trabaja y si el estudiante cursó la asignatura en el período ideal propuesto por la estructura curricular.
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