A Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática: Múltiplos Contextos, Sujeitos e Saberes.
Palabras clave:
Formação de professores de Matemática, Licenciatura em Matemática, Prática como componente curricularResumen
RESUMO Esta comunicação discute os resultados de uma pesquisa qualitativa que investigou as principais contribuições das disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Matemática que integram o atual currículo do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paranaense. Essas disciplinas foram criadas a partir da obrigatoriedade de alterações nos projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática, pelo Conselho Nacional de Educação, na Resolução nº 2/2002, a qual instituiu para os cursos de Formação de Professores da Educação Básica em nível superior o mínimo de 2800 (duas mil e oitocentas) horas, dentre as quais 400 (quatrocentas) horas devem ser usadas como componente curricular voltado à articulação teoria-prática. A investigação objetivou realizar um levantamento do processo de reformulação curricular do curso em questão e analisar suas contribuições para a formação inicial. Combinou três instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevista com professores de Instrumentação para o Ensino da Matemática e questionário com acadêmicos concluintes em 2010. Para análise dos depoimentos utilizou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, de Lefevre, Lefevre (2005). Os discursos construídos revelam significativas contribuições das disciplinas responsáveis para desenvolver a prática como componente curricular na Licenciatura em Matemática. Palavras-chave:Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2011-07-25
Cómo citar
BRANDALISE, M. A. T.; TROBIA, J. A Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática: Múltiplos Contextos, Sujeitos e Saberes. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 273–289, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6248. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).