Práticas avaliativas desenvolvidas por professores de matemática: novos desafios frente aos resultados da Avaliação Externa na rede de ensino SESI/SP
Palabras clave:
Avaliação externa, práticas avaliativas, práticas pedagógicas em matemática.Resumen
Esse artigo apresenta um estudo sobre as influências que as avaliações externas têm produzido nas práticas pedagógicas de docentes da rede de ensino SESI/SP. Inicialmente, um levantamento de trabalhos desenvolvidos sobre avaliação foi realizado para uma melhor compreensão da problemática envolvida. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três professores, cujas escolas apresentaram avanços na média de habilidades no componente de matemática nas últimas avaliações externas. Constata-se que as avaliações externas estão mudando a rotina escolar quanto a práticas no processo avaliativo, além de estarem servindo de referência para um direcionamento do currículo. Conclui-se que existe uma prática avaliativa visando resultados nas avaliações externas e poucas influências no que e como é ensinado.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2012-04-30
Cómo citar
SANTOS, S. M.; MANRIQUE, A. L. Práticas avaliativas desenvolvidas por professores de matemática: novos desafios frente aos resultados da Avaliação Externa na rede de ensino SESI/SP. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/8903. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).