Funções no Ensino Médio: História e Modelagem

Autores/as

  • Valdirene Rosa de Souza PUC-SP

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo abordar as funções no Ensino Médio por meio de relações estabelecidas entre a história da matemática e o uso de modelagem no ensino de matemática. Para tanto, tratamos dos aspectos da história da matemática referente à questão da variação do movimento, como abordada por Nicole Oresme (1323-1382). A pesquisa nos levou a entender que o desenvolvimento da matemática está relacionado aos acontecimentos presentes na sociedade e nas diversas áreas do conhecimento. A nosso ver, o estudo dessa relação permite a construção significativa do conhecimento, além de gerar a capacidade de tomada de decisões assertivas que possibilitam a formação consistente do indivíduo e sua preparação para a vida social. Palavras chave: História da Matemática, Nicole Oresme, modelagem matemática, funções, ensino e aprendizagem. This research has goal to address the functions in high school through relation established between the history of mathematics and the use of modeling in teaching mathematics. For that we deal with the aspects of the history of mathematics concerning the issue of change in motion, as discussed by Nicole Oresme (1323-1382). The research led us to understand that the development of mathematics is related to current events in the society and the various areas of knowledge. In our view, the study of this relation allows the construction of meaningful knowledge, and ability to generate decision-making statements that enable the consistent training of the individual and their preparation for social life. Keywords: History of Mathematics, Nicole Oresme, mathematical modeling, functions, teaching and lerning.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-04-18

Cómo citar

SOUZA, V. R. de. Funções no Ensino Médio: História e Modelagem. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9145. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección