A produção brasileira em Educação Estatística avaliada pela análise das teses<br>The Brazilian production in Statistical Education evaluated by the thesis analysis
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p068-094Mots-clés :
Educação Estatística, Teses brasileiras, Ensino de Estatística, Ensino de Probabilidade, Ensino de Combinatória.Résumé
O artigo apresenta um estudo na área da Educação Estatística. O propósito foi realizar um mapeamento da produção brasileira de teses em Educação Estatística defendidas até o meio do ano de 2018. As contribuições emergiram a partir de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento. Foram identificadas 74 teses defendidas em programas brasileiros nos últimos 25 anos, envolvendo principalmente os programas de Educação e Educação Matemática. Foram identificados os orientadores, os programas, a distribuição geográfica e temporal, bem como, a identificação dos temas, sujeitos e objetos das pesquisas. A Educação Estatística está evoluindo no país, mas de forma lenta e irregular. A produção de teses aumentou devido ao crescimento dos cursos de pós-graduação, especialmente de doutorado, na área de ensino/educação de ciências e matemática ou de ensino/educação matemática. A produção nesses programas deve crescer significativamente nos próximos anos, pelo fato de muitos serem recentes.
The paper presents a study in the area of Statistical Education. The purpose was to map the Brazilian production of dissertations in Statistical Education defended until the middle of 2018. The contributions emerged from a state-of-the-knowledge research. We identified 74 dissertations defended in Brazilian programs in the last 25 years, mainly involving the Education and Mathematics Education programs. Guidance, programs, geographic and temporal distribution were identified, as well as the identification of subjects, subjects and research objects. Statistical Education is developing in the country, but slowly and irregularly. The production of theses has increased due to the growth of postgraduate courses, especially doctorates, in the area of education / education in science and mathematics or in mathematics education/education. Production in these programs is expected to grow significantly in the coming years because many are recent.
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