Integração de Quadros Interativos no Ensino da Matemática– Desenvolvimento Profissional de Professores <br> Integration of interactive whiteboards in mathematics’ teaching – professional development of teachers

Auteurs

  • PATRÍCIA ALEXANDRA DA SILVA RIBEIRO SAMPAIO Universidade do Minho

Mots-clés :

Quadros interativos, desenvolvimento profissional, TPACK

Résumé

Nos últimos anos as escolas portuguesas sofreram grandes alterações tecnológicas, no sentido das salas de aula se tornarem locais tecnologicamente apelativos, mas os professores nem sempre acompanharam esta evolução sentindo necessidade de formação específica. Neste sentido, realizou-se uma experiência de formação contínua de quinze professores de Matemática sobre quadros interativos, na modalidade de oficina de formação, segundo o referencial TPACK, ao longo de cinco meses. Constatou-se que a adoção ou rejeição desta ferramenta educativa é um processo complexo e a realização de trabalho autónomo por parte dos docentes se mostrou imprescindível ao seu desenvolvimento profissional.

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PATRÍCIA ALEXANDRA DA SILVA RIBEIRO SAMPAIO, Universidade do Minho

Professora de Matemática do ensino secundário, licenciada em Matemática pela Universidade do Minho (Portugal) e mestre em Tecnologia Educativa pela mesma universidade. Formadora reconhecida pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. Participou na equipa de investigação CIEd como colaboradora nos projetos de investigação “Aprendizagem, formação e investigação na Web” e “Aprender em Ambientes Emergentes”. Atualmente é bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia com um projeto sobre a integração da tecnologia no ensino da Matemática, na área das Ciências da Educação.

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Publiée

2015-06-15

Comment citer

SAMPAIO, P. A. D. S. R. Integração de Quadros Interativos no Ensino da Matemática– Desenvolvimento Profissional de Professores &lt;br&gt; Integration of interactive whiteboards in mathematics’ teaching – professional development of teachers. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 25–44, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/19363. Acesso em: 22 déc. 2024.

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