Engenharia Didática para a generalização da sequência de Fibonacci: uma experiência num curso de licenciatura <br> Didactical Engineering for the generalization of Fibonacci´s sequence: an experience in a graduate course

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia

Palavras-chave:

Historia da Matemática, Sequência de Fibonacci, Engenharia Didática.

Resumo

Este artigo apresenta uma Engenharia Didática – ED desenvolvida no contexto do ensino de Matemática por meio de sua História. O ambiente de aplicação foi um curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE no ano de 2015. Com a participação de quatro duplas de alunos e foram desenvolvidas cinco atividades envolvendo a sequência. De modo especifico, investigou-se a possibilidade da definição da sequência de Fibonacci no campo dos inteiros. A ED foi aplicada neste estudo com amparo em uma visão de complementaridade que utilizou a TDS em sua fase de experimentação. Os dados sistematizados na fase de análise a posteriori e validação interna indicam que: os alunos manifestam surpresa ao perceberem a possibilidade de descrição dos demais termos de índices inteiros; eles manifestam dificuldades em sistematizar e formalizar suas conjecturas e os argumentos formulados nas fases iniciais de ensino previstas na TDS; os estudantes percebem as relações intrínsecas entre as sequências descritas nos naturais e inteiros.

 

This article presents a Didactic Engineering - ED developed in the context of teaching mathematics through its history. The application environment was an undergraduate degree in Mathematics from the Federal Institute of Education, Science and Technology of the State of Ceará - IFCE in the year 2015 with the participation of four pairs of students and five activities were developed involving the sequence. Specifically, we investigated the possibility of defining the Fibonacci sequence in the field of integers. The ED was applied in this study with support in a vision of complementarity that used the TDS in its experimental stage. Data were systematized in the analysis posteriori phase and the subsequent internal validation indicates that: students express surprise when they realized the possibility of description of other terms in ; they manifest difficulties in systemize and formalize their conjectures and arguments formulated in the early stages of education provided in the TDS; students realize the intrinsic relations between the sequences defined in the natural and integers.



Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag. (2007). Fundamentos da Didática da Matemática. São Paulo: Editora UFPR.

ALVES, Francisco, R. V. & BORGES NETO, Hermínio. (2012). A existência da Sequência de Fibonacci no campo dos inteiros: uma atividade de investigação apoiada nos pressupostos da Sequência Fedathi. In: Boletim GEPEM, 125-130, Acessado em: 02/02/2014. Disponível em: http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=gepem&page=issue&op=current&path%5B%5D=showToc

ALVES, Francisco, R. V. & BORGES NETO, Hermínio. (2010). Sequências de Fibonacci e de Lucas: uma aplicação da sequência fedathi. In: V Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática. 1-12. Disponível em: http://www.gente.eti.br/comunications/papers/papersfiles_upd/dbxfrsaqztvfr.pdf. Acessado em: 10/02/2014.

ARTIGUE, Michelle. (1995a). Ingénierie didactique. In: Brun, J. Didactiques des Mathématiques. Paris : Délachaux et Niestle, 243-263.

ARTIGUE, Michelle. (1995b). Ingenieria Didática. Artigue, Michelle ; Douady, Régine ; Moreno, Luis & Gomez, Pedro. In : Ingeniéria didatica en Educacion Matemática. Bogotá : Grupo Editorial Iberoamericano, 33-61. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/676/1/Artigue1995Ingenieria.pdf. Acessado em: 20/02/2014.

ARTIGUE, Michelle. (2008). Didactical design in Mathematics Education. In: Winslon, Carl. (ed.) Nordic Research in Mathematics Education. Proceedings from NORMA08, 7-17. Disponível em: https://www.sensepublishers.com/files/9789087907839PR.pdf. Acessado em: 20/02/2014.

AVITAL, Samuel. (1995). History of Mathematics can help improving instruction and learning. In: Swetz, Frank. Learn from the Master. Washington: MMA, 3-13.

BALESTRI, Rodrigo, D. (2008). A participação da História da Matemática na formação inicial de professores de Matemática na ótica de professores e formadores (dissertação de mestrado em ensino de Ciências e da Matemática). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 106p.

BARDIN, Laurence. (1979). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BROUSSEAU, Brother. Alfred. (1967). A fibonacci generalization. In: The Fibonacci Quartely.v. 5, nº2, 171-175. Disponível em: http://www.fq.math.ca/list-of-issues.html. Acessado em: 10 junho 2012.

BROUSSEAU, Guy. (1986). Théorisation des phénomènes d´enseignement de mathématiques. (thése D´État et sciences) – Université de Bordeaux I. Bordeaux. 905p. Disponível em: http://tel.archives-ouvertes.fr/docs/00/50/92/25/PDF/TheseetAnnexesGBA.pdf. Acessado em: 10 junho 2012.

BROUSSEAU, Guy. (1995). Théorisation des phénomènes d´enseignement de mathématiques. (Thèse d´État et Sciences). Bordeaux : Université de Bordeaux I.

BROUSSEAU, Guy. (1998). Les obstacles épistémologiques, problèmes et ingénierie didactique. In: BROUSSEAU, Guy. Théorie des situations didactiques (pp. 115-160). Grenoble La Pensée Sauvage.

BROUSSEAU, Guy & CHRISTOL, Gilles. (2000). L´étude doctorale de didactique des mathématiques a l´univcrsité. Gazette de Mathématicien, nº 85. p. 55-60.

BURTON, David. (1980). Elementary Number Theory. London: Allyn and Bacon Inc.

CHOQUET, Gustave. (1963). What is Modern Mathematics. England: Lamport Gilbert & Co.

CURY, Helena, N.; LANNES, Wagner.; BROLEZZI, Antonio, C & VIANNA, Carlos, R. (2002). Álgebra e educação algébrica: concepções de alunos e professores de matemática, Educação Matemática em Revista – RS, Nº 4, 9-15.

DAMBROS, Adriana, A. (2006). O conhecimento do desenvolvimento histórico dos conceitos matemáticos e o ensino de matemática: possíveis relações (tese de doutorado). Departamento de Educação: Universidade do Paraná, 193p.

DUNLAP, Richard. (2003). The golden ratio of Fibonacci numbers. London: World Scientific.

Estrada et al. (2000). História da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.

EVES, Howard. (1983). Great Moments in Mathematics: before 1650. New York: Mathematical Association of America.

FAUVEL, John. & MAANEN, Jan Van. (2002). History in Mathematics Education. New York: Klumer Academic Publishers, ICMI.

FERNS, H. H. (1968). Pseudo-fibonacci Sequence. In: The Fibonacci Quartely. v. 6, nº6, 305-318. Disponível em: http://www.fq.math.ca/list-of-issues.html. Acessado em: 10 junho 2012.

Fibonacci Numbers. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikipédia, 2012. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Fibonacci_number. Acesso em: 12 junho 2012.

Fibonacci Sequence. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikipédia, 2012. Disponível em: http://portal.groupkos.com/index.php?title=Fibonacci_Sequence Acesso em: 13 junho 2012.

FOSSA, John, A. (2001). A História da Matemática como uma fonte de atividades matemáticas. In: FOSSA, John, A. (org.) Ensaios sobre a Educação Matemática. Pará: Editora da Universidade do Pará, 57-72.

FRIED, Michael. (2007). Didactics end History of Mathematics: knowledge and self-knowledge. Educational Studies in Mathematics, 66, 203-223.

FURINGHETTI, Fulvia. (2007). Teacher education through the history of mathematics. Educational Studies in Mathematics, 66,131-143.

GASPAR, Maria. T. J. Aspectos do desenvolvimento do pensamento geométrico em algumas civilizações e povos e a formação de professores (tese de doutorado em educação matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2003, 318p.

Golden Section: Phi. In: Dr. Ron Knott, 2011. Disponível em: http://www.maths.surrey.ac.uk/hosted-sites/R.Knott/Fibonacci/phi.html#egypt. Acesso em: 12 junho 2012.

HALMOS, Paul. R. (2001). Teoria ingênua dos conjuntos. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna.

HARRIS, V. C. & STYLES, Carolyn. (1964). A generalization of Fibonacci Numbers. In: The Fibonacci Quartely. v. 2, nº4, 277-299. Disponível em: http://www.fq.math.ca/list-of-issues.html. Acessado em: 10 junho 2012.

HONSBERGER, Ross. (1985). Mathematical Gems III. In: The Dolciane Mathematical Exposition, New York: The Mathematical Association of America.

Huntley, H. E. (1970). The divine proportion: a study of mathematical beauty. New York: Dover Publications.

KENNEDY, Hubbert. C. (1973). Selected works of Giuseppe Peano. London: George Allen & Unwin Ltd.

KNEALE, William. & KNEALE, Martha. (1962). The development of Logic. Oxford: Oxford University Press.

KLINE, Morris. (1973). O fracasso da Matemática Moderna. São Paulo: IBRASA.

KOSHY, Thomas. (2007). Elementary Number Theory with application. Boston: Elsevier.

LAGUERRE, Eric. (2005). Une ingenierie didactique pour l´apprentissage du theoreme de Talle au Collège (thése en didactique des mathématiques). Paris: Université Denis Diderot, 706p. Disponível em: http://tel.archives-ouvertes.fr/

LIMA, Elon, L. et al. (2000). A Matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: SBM.

LIMA, Elon. L. (2010). Curso de Análise, v. 1, Rio de Janeiro: SBM.

MOZINGO. M. G. (1974). On extending the Fibonacci Numbers to the negative integers. In: The Fibonacci Quartely. v. 12, nº3, 292-293. Disponível em: http://www.fq.math.ca/list-of-issues.html. Acessado em: 10 junho 2012.

OCANÃ. Lourdes. F. Historia, Matemáticas y Realidad. (2002). El caso de la medida en la formación matemática de futuros maestros. (tese de doctorat). Barcelona: Universidad de Barcelona, 164p.

OLGIN, Clarissa, A. & GROENWALD, Claudia, L. O. (2011). Engenharia Didática: uma experiência com o tema Criptografia. In: Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, nº 2, 4,158-190.

POSAMENTIER, Alfred. S. & LEHMANN, Ingmar. (2007). The fabulous fibonacci numbers. New York Prometeus Book.

RIBENBOIM, Paulo. (1995). The new book of prime number records. New York: Springer.

SPIRA, Michel. (2007). O número de ouro. (2007, 2 julho). Disponível em: http://www.obmep.org.br/para_saber_mais/videos_Epp_2006.html

VOROBE´V, N. (1961). Fibonacci Numbers. New York: Pergamon Press, 1961.

VOROBE´V, N. N. (1974). Números de Fibonacci; Leciones Populares de Matemática. Moscou: Editora MIR.

WADDILL, E. Marcelus. & SACKS, Luois. (1967). Another generalized Fibonacci Sequence. In: The Fibonacci Quartely. v. 5, nº3, 171-175. Disponível em: http://www.fq.math.ca/list-of-issues.html. Acessado em: 10 junho 2012.

WELLS, David. (2005). Prime Numbers: the mysterious figures in the Math. New Jersey: John Wiley and Sons. Inc.

Downloads

Publicado

2016-04-30

Edição

Seção

Artigos