Professores realizados em suas longas carreiras: contribuições para a formação de futuros professores.

Auteurs

  • Cristina Freund Colégio Sion e Colégio Pedro II
  • Menga Ludke Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mots-clés :

Profissão docente, formação de professores, mudanças e permanências

Résumé

Resumo Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada durante mestrado em Educação (Freund, 2009). Pretende destacar fatores que contribuíram para gerar e manter satisfação, entusiasmo no trabalho, comprometimento e preocupação com o aprendizado dos alunos por professores com longo tempo de carreira, através de mudanças e permanências. De seus depoimentos são extraídos exemplos e reflexões que em muito podem contribuir para a formação inicial e continuada de professores. Palavras-chave: Profissão docente; formação de professores; mudanças e permanências Abstract This paper is based on a study for master dissertation in Education (Freund, 2009). It focus on factors that have contributed to teachers’careers in order to maintain their satisfaction, enthusiasm, committment and concern for the learning of the students through variations and permanences. From these teachers’ long career, we could take examples and reflections that should contribute to improve the initial and continuing teacher preparation. Key words: Teaching profession; teacher preparation, variation and permanence.

Métriques

Chargements des métriques ...

Téléchargements

Publiée

2010-04-10

Comment citer

FREUND, C.; LUDKE, M. Professores realizados em suas longas carreiras: contribuições para a formação de futuros professores. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 11, n. 3, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/2832. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos