Desenvolvimento do Pensamento Teórico de Professores dos Anos Iniciais sobre Frações<br>Development of the theoretical thinking of early years teachers about fractions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p425-451

Palavras-chave:

Teoria histórico-cultural, Fração, Formação de Professores

Resumo

Resumo

O artigo analisa o desenvolvimento de aspectos do pensamento teórico do professor sobre frações, em particular: mediação de grandezas contínuas e a equivalência de frações. Apoiada teoricamente na perspectiva histórico-cultural e na Teoria da Atividade, a pesquisa adotou a Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como referência para a organização de ações de uma formação continuada de professores. A análise dos dados produzidos junto aos professores revela a superação da ideia de fração como a quantificação discreta de partes já dadas de um inteiro, a criação de subunidade como estratégia para a quantificação de grandeza contínua e a apropriação do sentido de comparação de frações por meio de frações equivalentes. Concluímos que tais elementos revelam aspectos da superação do pensamento empírico pelo pensamento teórico.

Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural; Fração; Formação de Professores.

                                          Abstract

The article analyzes the development of aspects of the teacher's theoretical thinking about fractions, in particular: the mediation of continuous quantities and the equivalence of fractions. Supported theoretically by the historical-cultural perspective and the Theory of the Activity, the research adopted the Teaching Guiding Activity (AOE) as a reference for the organization of continuous teacher education. The analysis of the data produced with teachers reveals the overcoming of the idea of the fraction as the discrete quantification of parts already given of a whole, the creation of a subunit as a strategy for the quantification of continuous magnitude and the appropriation of the sense of comparing fractions by means of equivalent fractions. We conclude that such elements reveal aspects of the overcoming of empirical thinking by theoretical thinking.

Keywords: Cultural-Historical-Theory; Fraction; Teaching Guiding Activity.

 

Resumen

El artículo analiza el desarrollo de aspectos del pensamiento teórico del profesor sobre fracciones, en particular: mediación de avances continuos y equivalencia de fracciones. Teóricamente apoyado en la perspectiva histórico-cultural y en la Teoría de la Actividad, una investigación adoptó la Actividad de Orientación Docente (AOE) como referencia para organizar acciones para la formación continua del profesorado. El análisis de los datos elegidos con los maestros revela una superación de la idea de fracción como una cuantificación de partes ya otorgadas un número entero, una creación de subunidad como estrategia para la cuantificación de magnitud continua y la apropiación del sentido de comparar fracciones por medio de fracciones equivalentes. Concluya que estos elementos revelan aspectos de superar el pensamiento empírico mediante el pensamiento teórico.

Palabras clave: Teoría Histórico-Cultural; Fracción; Formación del profesorado

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Biografia do Autor

Lidiane Chaves Zeferino, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda em Educação na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Mestrado em Educação pela UNIFESP (2016). Graduação em Pedagogia (2010). Atualmente vice-diretora em uma escola do ensino fundamental do Município de Guarulhos.

Vanessa Dias Moretti, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação, Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Publicado

2020-08-27

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Artigos