Parcours d’étude et de recherche : une étude sur les chemins minimaux<br>Study and research course: a study on minimal paths
DOI :
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i4p801-808Mots-clés :
Optmisation, PE, , Distance, TrajectoiresRésumé
Résumé
Cette étude vise à exposer le progrès d'un projet de recherche doctorale dont l'objectif est d'analyser les limites et les possibilités d'un parcours d'étude et de recherche (PER) en tant que stratégie didactique pour faire face au paradigme monumentaliste des mathématiques scolaires. Nous ne présentons dans ce rapport que les résultats préliminaires.
Mots-clés : Optmisation; Parcours d´étude et de recherche, Distance, Trajectoires.
Abstract
The aim of this study is to expose the progress of a doctoral research project whose objective is the analysis of the limits and possibilities of a study and research course (SRC) as a didactical strategy to face the monumental paradigm of school mathematics. Only preliminaryr esults are presented in this report.
Keywords: Optimization; Course of study and research, Distance, Trajectories.
Métriques
Références
Barquero, B. (2009). Ecología de la Modelización Matemática en la enseñanza universitaria de las Matemáticas. Tesis doctoral. Universidad Autónoma de Barcelona.
Bezerra V.S.J (2017). Juros simples e compostos: análise ecológica, praxeológica e um percurso de estudo e pesquisa. Tesis doctoral. Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil.
Chevallard, Y. (2009). La notion de PER :problèmes et avancées. UMR ADEF. Toulouse, France.
Gomes da Silva J.V. (2016). Grandezas e medidas: um percurso de estudo e pesquisa para a prática profissional.Tesis doctoral. Universidade Anhanguera de São Paulo, Brasil.
Licera, R. M. (2017).Economía y ecología de los números reales en la Enseñanza Secundaria y la Formación del Profesorado. Tesis doctoral. Universidad Pontificia de Valparaíso, Chile.
Lucas, C. (2015). Una posible «razón de ser» del cálculo diferencial elemental en el ámbito de la modelización funcional.Tesis doctoral. Vigo: Escuela Universitaria de Ingeniería Técnica Industrial.
Rodriguez E.Q. (2005). Metacognición, resolución de problemas y enseñanza de las matemáticas. Una propuesta integradora desde el enfoque antropológico. Tesis doctoral. Madrid: Universidad Complutense de Madrid.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).