Letramento Estatístico: análise de um processo formativo do professor que ensina Matemática<br>Alfabetización Estadística: análisis de un proceso formativo del maestro que enseña a la Matemática

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/983-3156.2021v23i4p333-354

Mots-clés :

Formação do Professor, Conhecimento Profissional Docente, Ensino de Estatística, Medidas de Tendência Central, Prática Reflexiva.

Résumé

Este artigo objetivou analisar o conhecimento profissional docente de um grupo de professores participantes de um processo formativo no que se refere ao ensino de Medidas de Tendência Central (MTC), no âmbito do Programa Observatório da Educação. A metodologia da pesquisa qualitativa, desenvolvida na abordagem de pesquisa-ação, contou com a participação de 12 professores da rede estadual de São Paulo que lecionam Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A coleta de dados foi feita em duas fases: diagnóstico e processo formativo.  O diagnóstico propiciou a elaboração do plano inicial para o processo formativo, o qual permitiu ao grupo de professores, por meio das atividades e das discussões e das reflexões sobre a prática, aprofundar os conhecimentos acerca das características e das propriedades das MTC. Os resultados mostraram: a superação, por parte dos professores, da ideia de que a média geralmente é a mais adequada para indicar a tendência central de um conjunto de dados; a necessidade de ensinar o significado da moda; e a compreensão de quais são as dificuldades mais comuns entre os estudantes em relação à temática MTC. As ações formativas proporcionaram aos participantes motivação para a discussão, a reflexão e a disposição para expor concepções e questionamentos. Esse fato mostrou que tais práticas formativas podem ser desenvolvidas em outros contextos em cursos tanto de formação inicial como de formação continuada, possibilitando a outros professores ampliarem suas visões sobre essa temática voltada para o ensino de Estatística.

 

This article aimed to analyse the professional teaching knowledge of a group of teachers who participated in a training process regarding the teaching of measures of central tendency (MCT), under the scope of the Education Observatory Programme. The qualitative research methodology developed in the action research approach involved the participation of 12 teachers from the São Paulo state network who teach mathematics in middle school and high school. Data collection was carried out in two phases: diagnosis and formative process. The diagnosis allowed the preparation of the initial plan for the formative process, which allowed the group of teachers, through activities, discussions, and reflections on practice, to deepen their knowledge on the characteristics and properties of the MCTs. The results showed: the overcoming, by the teachers, of the idea that the mean is usually the most appropriate to indicate the central tendency of a data set; the need to teach the significance of the mode; and the understanding of which are the most common difficulties among students regarding the MCT theme. The formative actions provided participants with motivation for discussion, reflection, and a willingness to expose conceptions and questionings. This fact showed that such training practices can be developed in other contexts, both in initial and continuing education courses, allowing other teachers to broaden their views on this topic focused on statistics teaching.

 

Este artículo tiene por objetivo analizar al conocimiento profesional docente de un grupo de maestros participantes de un proceso de formación en el cual se refiere a la enseñanza de medidas de tendencia central (MTC), en el ámbito del Programa Observatorio de la Educación. La metodología de la investigación cualitativa desarrollada en el abordaje de investiga-acción ha contado con la participación de 12 docentes de la red estadual de São Paulo que enseñan la matemática a estudiantes de secundaria. La colección de datos se hizo en dos etapas: diagnóstico y proceso formativo. El diagnóstico permitió la elaboración del plan inicial para el proceso formativo, el cual permitió al grupo de docentes, a través de las actividades y discusiones y reflexiones sobre la práctica, profundizar los conocimientos respecto a las características y de las propiedades de las MTC. Los resultados mostraron: por parte del profesorado, la superación de la idea que la media generalmente es la más adecuada para indicar la tendencia central de un conjunto de datos; la necesidad de ensenar el significado de la moda; y la comprensión de las dificultades más comunes entre los estudiantes con relación a la temática MTC. Las acciones formativas proporcionaron a los participantes motivación para la discusión, la reflexión y la disposición para exponer concepciones y cuestionamientos. Eso ha mostrado que tales prácticas formativas pueden desarrollarse en otros contextos en curso, tanto de formación inicial como de formación continuada, permitiendo a otros maestros que amplíen sus visiones sobre esa temática direccionada a la enseñanza de estadística.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera

Possui graduação em Matemática - Faculdades Osvaldo Cruz (1985), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é pesquisador da Universidade Anhanguera de São Paulo- UNIAN. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação matemática, currículo, conhecimento profissional e matemática. 

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Universidade Anhanguera São Paulo

Doutorado em Educação e Currículo pela PUC/SP Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática

Ruy Cesar Pietropaolo, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP e coordenador do programa de pós graduação em Educação Matemática da UNIAN

Tiago Augusto dos Santos Alves, Unian

Mestre em Educação Matemática pelo Universidade Anhanguera de São Paulo

Références

Alves, T. A. (2016). Conhecimentos de professores de matemática da educação básica sobre o ensino de medidas de tendência central [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo].

Alves, T., & Pietropaolo, R. C. (2018). Conhecimentos de Professores de Matemática Sobre as Medidas de Tendência Central Para o Ensino na Educação Básica. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática, 11, 291-295. https://doi.org/10.17921/2176-5634.2018v11n3p291-295

Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, 59(5), 389-407.

Batanero, C. G. (2005). Perspectivas de la educación estadística como área de investigación. In R. Luengo, Líneas de investigación en Didáctica de las Matemáticas (pp. 203-226). Badajoz, Espanha: Universidad de Extremadura.

Buitrago, J. O., & Ramírez, J. S. (2013). Conocimiento de contenido estadístico de los maestros. Probabilidad Condicionada: Revista de didáctica de la Estadística, 2, 157-164.

Cazorla, I., & Utsumi, M. C. (2010). Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica. In I. Cazorla & E. Santana (org.), Do tratamento da informação ao letramento estatístico (pp. 9-21). Itabuna: Via Litterarum.

Dewey, J. (1959). Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

Gal, I. (2002) Adult statistical literacy: Meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 1(70), 1-25.

Gal, I. (2004). Statistical literacy. Meanings, components, responsibilities. In D. Ben-Zvi & J. Garfield (ed.), The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking (pp. 1-25). Dordrecht: Kluwer.

Kühn, T. (1998). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva.

Ministério de Educação e Cultura (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC.

Schön, D. A. (1983). The Reflective Practitioner – How Professionals Think in Action. New York: Basic Books.

Secretária de Educação do Estado de São Paulo. (2013). Relatório Pedagógico SARESP 2012 - Matemática. São Paulo: FDE.

Thiollent, M. (1998). Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez.

Wallman, K. K. (1993). Enhancing statistical literacy: enriching our society. Journal of the American Statistical Association, 88(421), 1-8.

Zeichner, K. M. (1993). A Formação Reflexiva de Professores, Idéias e Práticas. Lisboa: EDUCA.

Zeichner, K. M(2008). Uma análise crítica sobre uma “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, 29(103), 535-554. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200012

Zeichner, K., & Liston, D.P. (1996). Reflective teaching: an introduction. Nova Jersey: Lawrence Erlbaum Associates.

Téléchargements

Publiée

2021-07-04

Comment citer

GARCIA SILVA, A. da F.; PRADO, M. E. B. B.; PIETROPAOLO, R. C.; ALVES, T. A. dos S. Letramento Estatístico: análise de um processo formativo do professor que ensina Matemática&lt;br&gt;Alfabetización Estadística: análisis de un proceso formativo del maestro que enseña a la Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 333–354, 2021. DOI: 10.23925/983-3156.2021v23i4p333-354. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53783. Acesso em: 21 nov. 2024.