Investigando a iniciação à modelagem matemática nas ciências com equações diferenciais
Résumé
Resumo Este artigo objetiva apresentar resultados de investigação qualitativa da pratica educativa do processo de ensino-aprendizagem da iniciação a modelagem nas ciências com equações diferenciais ordinárias em cursos de Engenharia. A questão da pesquisa se construiu pela analise da atuação dos estudantes na realização de três atividades investigativas de dois fenômenos físicos através da iniciação a modelagem com equações diferenciais. A elaboração e a realização das atividades deram-se possibilitando aos estudantes realizar conjecturas e prospecções em busca da competência de modelar. Na etapa do trabalho dos estudantes, foi adotada a técnica de pesquisa de “observação”, com pequenas intervenções sem apresentar soluções. Já na etapa de “socialização”, na interação pesquisador e pesquisados, houve enriquecimento das conjecturas, hipóteses ou predições dos estudantes, os quais avaliaram como positivos os resultados corretos conseguidos, ainda que parciais. Palavras-chave: modelagem matemática; formulação de problemas; equações diferenciais. Abstract The objective of this paper is to present the results of a qualitative survey conducted among engineering undergraduates. The researchers analyzed the use of ordinary differential equations as a pedagogical strategy to introduce students to the concept of mathematical modeling. The students were observed while working in three activities in class. These activities were designed to allow students to propose their own theories and hypothesis that could translate a physical phenomenon into a set of equations which could describe it. During the first part of the research (“observation stage”), the students were mostly observed and the researches’ intervention was minimal. Any intervention at this stage did not involve providing answers. During the second part (“socialization stage”), there were interactions between the researchers and the students. This stage was aimed to provide the students with additional information that could help them enhance their own theories and hypothesis. Keywords: Mathematical Modeling; Problem Finding; Differential Equations.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2008-03-20
Comment citer
LAUDARES, J. B.; DE MIRANDA, D. F. Investigando a iniciação à modelagem matemática nas ciências com equações diferenciais. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 9, n. 1, 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/587. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).