As Questões de “Matemática e suas Tecnologias” do “Novo ENEM”: um olhar com base na Análise de Conteúdo
Mots-clés :
Novo ENEM, Matemática e suas Tecnologias, análise de conteúdoRésumé
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes ao término do Ensino Básico. Em 2009, este exame foi reestruturado, adotando um novo formato de avaliação e, devido a isso, a partir desse mesmo ano, teve-se o “Novo ENEM”. Atualmente, o desempenho dos estudantes neste exame é utilizado como processo de seleção para várias universidades públicas federais, o que aumentou de forma significativa sua importância no sistema educacional brasileiro. Assumindo-se que há a necessidade de desenvolver mais pesquisas sobre essa temática – os exames nacionais e internacionais –, apresenta-se, neste artigo, resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi caracterizar as questões da área de conhecimento “Matemática e suas Tecnologias” das provas do “Novo ENEM”. Para isso, fez-se a análise das questões das provas de 2009 e 2010, com base em três aspectos: as competências e os conhecimentos matemáticos necessários para a resolução das questões e os contextos abordados nos enunciados das questões.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-07-26
Comment citer
PASSOS, M. M.; OLIVEIRA, B. K.; SALVI, R. F. As Questões de “Matemática e suas Tecnologias” do “Novo ENEM”: um olhar com base na Análise de Conteúdo. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 337–357, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6113. Acesso em: 25 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).