Conhecimentos e concepções de professores de matemática: análise de sequências didáticas
Mots-clés :
modelo de níveis de atividade do professor, sequência didática, conhecimentos e concepção do professorRésumé
Apresentamos neste artigo um recorte de uma pesquisa desenvolvida no seio da didática da matemática de origem francesa e que se insere na problemática da modelização de conhecimentos do professor de matemática. Abordamos essa problemática por meio da apresentação do Modelo de Níveis da Atividade do Professor e da análise de duas sequências didáticas elaboradas por dois professores para um aluno que resolveu problemas de simetria de reflexão (axial). Os resultados obtidos apontam as propriedades matemáticas que os professores consideram fundamentais para a aprendizagem do conceito em foco, bem como elementos das concepções de ensino que eles adotaram e a maneira como eles levaram em conta os conhecimentos prévios do aluno. As sequências didáticas mostram a importância da identificação dos erros do aluno e do reinvestimento dos conhecimentos construídos.Métriques
Chargements des métriques ...
Téléchargements
Publiée
2011-08-26
Comment citer
LIMA, I. M. da S. Conhecimentos e concepções de professores de matemática: análise de sequências didáticas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 359–385, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/6347. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).