As relações entre criatividade e o trabalho com tecnologias digitais que se desvelam na literatura de educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i1p059-091Palavras-chave:
Criatividade, Criatividade em matemática, Tecnologias digitais, Educação matemática, Mapeamento de pesquisasResumo
Este artigo tem como objetivo identificar relações entre a criatividade e o trabalho com tecnologias digitais na literatura voltada à Educação Matemática nos Portais da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, no Portal de Periódicos da CAPES e nos Anais do International Congress on Mathematical Education e da International Mathematical Creativity and Giftedness Conference, sendo selecionadas trinta e oito publicações. Destas informações como título, autor/ano, definição de criatividade, questão ou objetivo de pesquisa e relações entre criatividade e tecnologia foram coletadas e categorizadas. A partir da análise, identificamos que: (i) o potencial das tecnologias digitais para o desenvolvimento da criatividade está em propiciar a articulação de ideias, a abertura de perspectivas, a oportunidade de assumir riscos e a colaboração; (ii) que o ensino de matemática com tecnologias digitais para a criatividade está atrelado a um trabalho que promova contextos de exploração, experimentação, acesso e compartilhamento de saberes; e, (iii) que a criatividade na construção de atividades com tecnologias digitais se relaciona com a inovação pedagógica, com as oportunidades de aprendizagem e com a adequabilidade da experiência com a tecnologia ao objetivo de ensino. Além disso, destacamos como lacunas de pesquisa a compreensão de como se dá o desenvolvimento e a expressão da criatividade docente na atuação com tecnologias digitais em sala de aula e a necessidade de aprofundamento no estudo sobre o processo criativo docente com essas tecnologias.
Referências
Abramovich, S. (2018). Technology and the Development of Mathematical Creativity in Advanced School Mathematics. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 371-398). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5
Aqda, M. F., Hamidi, F. & Rahimi, M. (2011). The comparative effect of computer-aided instruction and traditional teaching on student’s creativity in math classes. Procedia Computer Science, 3, 266-270. https://doi.org/10.1016/j.procs.2010.12.045.
Beghetto, R. A. (2017). Creativity in teaching. In: J. C. Kaufman, V. P. Glăveanu, & J. Baer (Eds.), The Cambridge handbook of creativity across domains (pp. 549–564). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/9781316274385.030.
Borges, C. N. & Fleith, D. S. (2018). Uso da tecnologia na prática pedagógica: Influência na criatividade e motivação de alunos do ensino fundamental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, 1-11. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3435.
Brolezzi, A. C. (2015). Criatividade, empatia e imaginação em Vigotski: ideias para trabalhar com resolução de problemas em matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 17(4), 791-815. https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/20296.
Burkhardt, J. M., & Lubart, T. (2010). Creativity in the age of emerging technology: Some issues and perspectives in 2010. Creativity and innovation management, 19(2), 160-166. http://dx.doi.org/10.1111/j.1467-8691.2010.00559.x
Champlain, Y., DeBlois, L., Robichaud, X. & Freiman. (2018). The nature of knowledge and creativity in a technological context in music and mathematics: implications in combining Vygotsky and Piaget’s models. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 479-505). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5
Contreras, J. N. (2013). Fostering mathematical creativity through problem posing and modeling using dynamic geometry: Viviani’s problem in the classroom. Journal of Mathematics Education at Teachers College, 4(2), 66-72. https://doi.org/10.7916/jmetc.v4i2.632.
Cox, D. C. Harper, S. R. & Edwards, M. T. (2018). Screencasting as a tool to capture moments of authentic creativity. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and technology in mathematics education (pp. 33-7). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed.
Dantas, D. M. (2015) A Criatividade Tecnológica na Construção de Atividades com Professores de Matemática em Cyberformação (274 f.). Dissertação de Mestrado, Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/383.
Daher, W. & Anabousy, A. (2018). Flexibility of pre-services teachers in problem posing in different environments. In: Singer, F. M. Mathematical creativity and mathematical giftedness (pp. 229-252). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-73156-8.
Daher, W. & Anabousy, A. (2020). Flexibility Processes of Pre-Service Teachers in Problem Solving with Technology. International Journal of Technology in Education and Science, 4(3), 247-255. https://eric.ed.gov/?id=EJ1258477.
Davis, T. J., Phillips, G. & Kulm, G. (2018). Creativity and the design of music-mathematics activities in a virtual simulation learning environment. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and technology in mathematics education (pp. 181-202). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5
Dickman, B. (2018). Creativity in question and answer digital spaces for mathematics education: A case study of the water triangle for proportional reasoning. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 233-248). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
Essonnier, N., Kynigos, C., Trgalova, J. & Daskolia, M. (2018). Role of context in social creativity for the design of digital resources. In: Fan, L., Trouche, L., Qi, C., Rezat, S., Visnovska, J. Research on Mathematics Textbooks and Teachers’ Resources (pp. 215-233). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-73253-4.
Fatimah, A. T. (2019). The creativity of pre-service mathematics teachers in designing GeoGebra-assisted mathematical task. Journal of Physics: Conference Series, 1280(4), 042026. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1280/4/042026/meta.
Fellus, O. & Biton, Y. (2018). Putting the horses before the cart: Technology, creativity, and authorship harnessed three abreast. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 507-529). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5
Fitriasari, P., Octaria, D. & Sari, N. (2020). Creativity of mathematics education students in producing instructional media-based on macromedia flash through blended learning. Journal of Physics: Conference Series, 1521 (3), 032085. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1521/3/032085/meta.
Flores, A., Park, J. & Bernhardt, S. A. (2018). Interactive technology to foster creativity in future mathematics teachers. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and technology in mathematics education (pp. 149-180). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5
Gangadharbatla, H. (2010). Technology component: a modified systems approach to creative thought. Creativity Research Journal, 22(2), 219-227. https://doi.org/10.1080/10400419.2010.481539.
Gerson, H., Yu, P. W. D. (2018). Can a Kite Be a Triangle? Aesthetics and Creative Discourse in an Interactive Geometric Environment. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 347-369). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5
Glăveanu, V. P. (2014). Distributed creativity: Thinking outside the box of the creative individual. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-05434-6_1.
Guilford, J. P. (1950). Creativity. American Psychologist, 5(9), 444-454.
Habowski, A. C. & Conte, E. (2019). As tecnologias digitais e o desenvolvimento da criatividade humana em questão. Revista Temas em Educação, 28(3), 295-314. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3435.
Henriksen, D., Mishra, P. & Fisser, P. (2016). Infusing creativity and technology in 21st century education: A systemic view for change. Journal of Educational Technology & Society, 19(3), 27-37. https://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.19.3.27.
Idris, N. & Nor, N. M. (2010). Mathematical creativity: usage of technology. Procedia-social and behavioral sciences, 2(2), 1963-1967. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.264.
Karadag, Z., Martinovic, D. & Birni, S. (2015). Mathematical creativity and the affordances of dynamic and interactive mathematics learning environments. In: Proceedings of the 9th International MCG Conference (pp. 224-229). Sinaia. https://mcg.edusigma.ro/pdfuri/MCG-9-Conference-proceedings.pdf#page=226.
Kynigos, C. & Kolovou, A. (2018). Teachers as designers of digital educational resources for creative mathematical thinking. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Research on mathematics textbooks and teachers’ resources (pp. 145-164). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-73253-4.
Loveless, A. M. (2007). Creativity, technology and learning – a review of recent literature. https://telearn.archivesouvertes.fr/hal-00190439/document.
Madden, S. R. (2018). Impacting mathematical and technological creativity with dynamic technology scaffolding. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and technology in mathematics education (pp. 89-124). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
Manuel, D. (2018). Virtual Learning Communities of Problem Solvers: A Potential for Developing Creativity in Mathematics?. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and technology in mathematics education (pp. 531-557). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
Milner-Bolotin, M. (2018). Nurturing creativity in future mathematics teachers through embracing technology and failure. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 251-278). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
O'byrne, W.I., Radakovic, N., Hunter-Doniger, T., Fox, M., Kern, R., & Parnell, S. (2018). (2018). Designing spaces for creativity and divergent thinking: Pre-service teachers creating stop motion animation on tablets. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, 6(2), 182-199. https://ijemst.org/index.php/ijemst/article/view/185.
Oliveira, A. N. (2016). Projetos de conhecimento acoplados as tecnologias digitais para promover a criatividade em matemática (183 f.). Tese de Doutorado, Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. http://hdl.handle.net/10183/151295.
Pitta-Pantazi, D., Kattou, M. & Christou, C. (2018). Mathematical creativity: Product, person, process and press. In: Singer, F. M. Mathematical creativity and mathematical giftedness (pp. 27-53). Springer. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-73156-8_2.
Redmond-Sanogo, A., Stansberry, S., Thompson, P. & Vasinda, S. (2018). Three-Act Tasks: Creative Means of Engaging Authentic Mathematical Thinking Through Multimedia Storytelling. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 125-146). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
Rezende, D. V. (2017). Uso criativo das tecnologias da informação e comunicação na educação superior: atuação de professores e percepção de estudantes (238 f.). Tese de Doutorado, Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília, Brasília. https://doi.org/10.1590/1982-0275202138e190164.
Rosa, M. & Dantas, D. M. (2020). Criatividade tecnológica: um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação. Zetetike, 28, e020030-e020030. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8654423.
Sriraman, B. & Lande, D. (2018). “Integrating” Creativity and Technology Through Interpolation. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and technology in mathematics education (pp. 399-411). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
Supriatin, A. & Boeriswati, E. (2019). Mathematical creativity profile of elementary school students in solving mathematical problems by considering technology role. Journal of Physics: Conference Series, 1211(1), 012072. 10.1088/1742-6596/1211/1/012072.
Szymanski, A. (2018). Prototype Problem Solving Activities Increasing Creative Learning Opportunities Using Computer Modeling and 3D Printing. In Freiman, V. & Tassel. J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 323-344). Springer. https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1742-6596/1211/1/012072/meta.
Tassell, J. L., Stobaugh, R. & Maxwell, M. (2018). The Create Excellence Framework’s Impact on Enhancing Creativity: Examining Elementary Teacher Candidate Mathematics Lesson Planning. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 59-87). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
Trgalová, J., El-Demerdash, M., Labs, O. & Nicaud, J. F. (2018). Design of Digital Resources for Promoting Creative Mathematical Thinking. In: Ball, L., Drijvers, P., Ladel, S., Siller, H., Tabach, M. &Vale, C. Uses of Technology in Primary and Secondary Mathematics Education (pp. 289-300). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-76575-4.
Neri Júnior, E. P. (2019) Atos e lugares de aprendizagem criativa em matemática (199 f.) Dissertação de Mestrado, Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior, Universidade Federal do Pará, Belém. https://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12172.
Vaz, C. L. D., Júnior, E. dos P. N. (2020). O lugar da aprendizagem criativa: Uma experiência com a matemática mão na massa. REMATEC, 15, 137-155. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p137-155.id243.
Velikova, E., Petkova, M. (2019). Analyzing Students' Creativity in Integrating GeoGebra Applets in Solving Geometrical Problems. Baltic Journal of Modern Computing, 7(3), 419-429. https://doi.org/10.22364/bjmc.2019.7.3.08.
Vidakovic, D., Dubinsky, Ed., Weller, K. (2018). APOS theory: Use of computer programs to foster mental constructions and student’s creativity. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 441-477). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
Vilarinho-Rezende, D., Borges, C. N., Fleith, D. S. & Joly, M. C. R. A. (2016). Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, 36, 877-892. https://doi.org/10.1590/1982-3703001342014.
Vilarinho-Pereira, D. R. & Fleith, D. S. (2021). Creative use of information and communication technologies according to university professors and students. Estudos de Psicologia, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3435.
Watson, G. S. & Enderson, M. C. (2018). Preparing teachers to use excelets: developing creative modeling experiences for secondary mathematics students. In: Freiman, V. & Tassel, J. L. Creativity and Technology in Mathematics Education (pp. 230-231). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-72381-5.
Yildiz, A., Baltaci, S. & Demir, B. K. (2017). Reflection on the Analytic Geometry Courses: The Geogebra Software and Its Effect on Creative Thinking. Universal Journal of Educational Research, 5(4), 620-630. https://eric.ed.gov/?id=EJ1137679.
Yushau, B., Mji, A. & Wessels, D. C.J. (2005). The role of technology in fostering creativity in the teaching and learning of mathematics. Pythagoras, 2005 (62), 12-22. https://hdl.handle.net/10520/EJC20861.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).